08 outubro, 2018

“Torturar as pessoas é um pecado mortal, um pecado muito grave”


“Torturar as pessoas é um pecado mortal, um pecado muito grave”  (Papa Francisco)   

É inaceitável um candiado a presidência da República que demonstre ser a favor da tortura em qualquer que seja a situação. 

Torturar é ato de crueldade, como afirma papa Francisco um pecado muito grave. Tortura  é imposição de dor física ou psicológica para intimidar, punir, para obtenção de alguma confissão e informação.

As feridas físicas causada pela tortura sara, más as consequências psicológicas podem continuar ferindo por toda a vida. Tortura é uma crueldade.

Em 2016, Instituto Sou da Paz em parceria com o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), da Universidade Cândido Mendes apontava haver, só no Rio de Janeiro, 772 pessoas presas erroneamente em flagrante.  

Viver na cidade e também no campo é um grande desafio hoje, podemos ser envolvidos sem estarmos envolvidos em situações perigosas. Podem nos criminalizar sem termos cometido crime.

Enquanto o inocente preso sujeito a ser torturado for o outro; ou o filha/o do outro; a irmã ou o irmão do outro; a amiga/o do outro, aí tudo bem, para esses é só aplicar a lei, mesmo que seja a lei da tortura.

É difícil porque para se conectar com a dor do outro, é preciso se conectar a nossa, reconhecê-la em nós . Isso não é fácil e para muitos impossível.

Não esqueçamos, podemos ser criminalizados sem termos cometidos crimes. Podemos ser torturados para confessar o que não temos a confessar. Podemos ser torturados para informar o que não sabemos.

Nenhum comentário: