21 dezembro, 2020

Suposta negligência médica?

Suposta negligência médica?

Graças a Deus, meu irmão não tem nenhuma das doenças do grupo de risco. Más se tivesse, seria mais um no número de óbitos pelo Covid-19, que não recebeu atendimento correto assim que procurou atendimento médico.

Respeitar as medidas de segurança e o poder público tem que fiscalizar. 

Acredito que cada pessoa precisa comprometer-se com o autocuidado e, ao mesmo tempo, proteger outas pessoas de seu convívio ou não.

Mas os atendimentos das Unidade Básica de Saúde (UBS) precisam fazer sua parte, como fica a pessoa que está com a Covid-19, procura a UBS, o médico atende, até faz o exame da Covid, mas manda a pessoa para casa, dizendo que é uma gripe forte, mesmo tendo os sintomas da Covid.

Manda a pessoa para casa, não tem um monitoramento, nenhuma orientação para isolamento domiciliar.

Essa preocupação fundamentada numa experiência em minha família. Um dos meus irmãos, no dia 12 não estava bem, no dia 13 foi a uma UBs, o médico que o atendeu disse ser uma gripo forte, a pedido do meu irmão fez o exame da Covid-19, e foi mandado para casa após ouvir do médico que era uma gripe forte.

Quando o levava para casa, tomei o cuidado de estar de máscara, passei álcool 70 em minhas mãos e mantive as janelas do carro abertas e disse ao meu irmão, não é gripe, tu estás com a covid-19.

Meu irmão não bem, na terça-feira procurou novamente atendimento médico, e nada novamente, nenhuma medicação, ouviu de novo provavelmente uma gripe forte, ou uma infecção e a orientação, esperar o resultado do exame da covid-19.

O resultado saiu hoje, e deu positivo. O contato foi por telefone, meu irmão disse a pessoa que ainda com muito cansaço e fraqueza e ouviu do atendente que é assim mesmo, e que na quarta feira já pode sair do isolamento e não há necessidade de medicação. 

Isolamento esse que em nenhum momento foi orientado, porque era uma gripe forte.

E que Deus conceda a graça de não agravar, porque ainda está no período de cuidados. E como ainda não bem, a minha opinião, e dei a ele, é que vá no hospital municipal ou UBs e exige um exame do pulmão e outros exames necessários. 

Graças a Deus, meu irmão não tem nenhuma das doenças do grupo de risco. Más se tivesse, seria mais um no número de óbitos pelo Covid-19, que não recebeu atendimento correto assim que procurou atendimento médico.

Fiquemos atentos.

Nenhum comentário: