22 agosto, 2025

Com Carinho das CEBs para a PJ!

A celebração dos 45 anos da Pastoral da Juventude (PJ) em Maringá será no dia 6 de setembro de 2025, um sábado, com a presença do cantor e poeta Zé Vicente.


As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Arquidiocese de Maringá dedicam, com carinho, esta mensagem à Pastoral da Juventude (PJ) de Maringá.

A bela e profética caminhada da PJ em Maringá, tecida por tantas vidas inquietas e dedicadas, foi marcada pela alegria, superação, trabalho em conjunto, articulação e formação de lideranças. Esses elementos fortalecem os passos de quem continua essa jornada e convidam à reflexão: como estamos cuidando dessa memória, um sinal profético, poético e místico de que o Reino de Deus se manifesta através das juventudes?

Jesus é aberto às riquezas que as juventudes e as pessoas excluídas revelam, suas resistências e sua fé. Mais do que semear e levar "verdades", Jesus reconhece a água viva que encontra no íntimo de cada pessoa, no coração de cada ser humano, como encontrou no coração da mulher samaritana e nas juventudes.

As Comunidades Eclesiais de Base devem continuar vigilantes e orientando para não cair no erro de achar que temos a água e que o povo tem a sede. Na verdade, todos somos uma mistura de água e de sede. As comunidades são o lugar onde a água e a sede se encontram, se misturam e se complementam. As CEBs precisam da alegria, da sabedoria, da coragem, da ternura, da resistência e da ousadia das juventudes.

O que move as Comunidades Eclesiais de Base e a Pastoral da Juventude é a espiritualidade do seguimento de Jesus Cristo, um modo de se relacionar com Deus que reaviva nossos sonhos e esperanças na construção do Reino. Assim, continuamos sendo espaços de ação evangelizadora, missionária, de acolhida, de escuta, de cuidado, de formação, de reflexão e de luta.

Desfrutemos deste momento de celebração dos 45 anos da Pastoral da Juventude em Maringá. A caminhada e os desafios continuam, e a graça do Jovem de Nazaré nos envolve e nos guia.

“Leva-me onde os jovens necessitem tua palavra; necessitem de força de viver. Onde falte a esperança, onde tudo seja triste simplesmente por não saber de ti”. (Música “Alma Missionária”, de Ziza Fernandes)

Lucimar Moreira Bueno (Lúcia)
Assessora das CEBs na Arquidiocese de Maringá

´

Nenhum comentário: