25 novembro, 2025

Papa Leão XIV destaca o valor da unidade cristã, em nova Carta Apostólica - “In unitate fidei”

 

Carta Apostólica - “In unitate fidei”

A Carta Apostólica “In unitate fidei”, do Papa Leão XIV, foi apresentada aos fiéis, nesse domingo, 23 de novembro, celebração pelos 1700 anos do Concílio de Niceia. O texto destaca a centralidade do Credo, o valor da unidade cristã, o diálogo e a acolhida entre os cristãos e prepara espiritualmente o Pontífice para a sua Viagem Apostólica à Turquia, que ocorre nesta semana.

O documento é dividido em doze pontos, e visa, segundo o Santo Padre, “encorajar toda a Igreja a renovar seu entusiasmo pela profissão de fé”. A Carta também destaca “a herança espiritual e doutrinal deixada pelo Concílio de 325, evento decisivo na formulação do Credo professado por todas as tradições cristãs”.

Na unidade da fé

No início de sua Carta, o Papa Leão XIV recorda que “na unidade da fé, proclamada desde os primórdios da Igreja, os cristãos são chamados a caminhar em concórdia, guardando e transmitindo com amor e alegria o dom recebido”.

Para o Pontífice, é “coincidência providencial que a Igreja comemore também o aniversário do primeiro Concílio Ecumênico. O núcleo da fé cristã — a divindade do Filho — permanece atual e necessário para os tempos marcados por guerras, incertezas e sofrimento humano. E ao lembrar que, em cada domingo, a Igreja proclama o Credo Niceno-Constantinopolitano, profissão de fé que une todos os cristãos”, o Santo Padre sublinha ainda que diante das provações, medos e preocupações “a fé nos dá esperança”.

Diálogo entre os cristãos

Em outro trecho da Carta, o Papa Leão XIV destaca a importância da ampla atenção ao diálogo entre os cristãos: “Realmente, o que nos une é muito mais do que o que nos divide! Em um mundo ferido por conflitos, a comunidade cristã pode tornar-se sinal de paz e instrumento de reconciliação, contribuindo de forma decisiva para um compromisso mundial pela paz”.

A restauração da unidade nos enriquece

O Pontífice ainda sublinha que “o ecumenismo não busca um retorno a situações prévias às divisões, nem a mera aceitação do status atual das Igrejas. Trata-se, ao contrário, de um caminho de reconciliação, escuta, acolhimento e intercâmbio de dons espirituais. A restauração da unidade, não nos torna mais pobres; ao contrário, nos enriquece”.

Oração ao Espírito Santo

Ao fim do documento, o Papa Leão XIV concluiu com uma oração ao Espírito Santo, suplicando para que Ele acompanhe e guie os cristãos neste caminho pela unidade, o caminho da unidade cristã.

Clique aqui e leia a Carta Apostólica “In unitate fidei” na íntegra.


Nenhum comentário: