10 novembro, 2025

Brasil foi atingido por um forte sistema meteorológico

Foto: Ari Dias/AEN

No fim de semana de 7 a 9 de novembro de 2025, o Brasil foi atingido por um forte sistema meteorológico: uma frente fria associada a um ciclone extratropical de novembro de 2025 que provocou ventania intensa, temporais e tornados em partes do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O sistema se formou sobre a região Sul do Brasil na sexta-feira, 7 de novembro, com o centro de baixa pressão já atuando nessa data. Na madrugada e manhã de sábado (8/11), o ciclone se deslocou sobre o oceano na costa de São Paulo e do Rio de Janeiro, e ao mesmo tempo a frente fria avançou para o interior do Sudeste e Centro-Oeste. (Climatempo). No domingo (9/11), o sistema já se afastava em alto-mar, com risco de ventania reduzido na região Sul.

Rajadas de vento superiores a 100 km/h foram registradas em diversas áreas do Sul e Sudeste. No município de Rio Bonito do Iguaçu (PR), o fenômeno tomou características de tornado — com ventos estimados em até 250 km/h — e foi classificado preliminarmente como categoria F3. Além de Rio Bonito do Iguaçu, também registraram os fenômenos Guarapuava e Turvo.

Em Rio Bonito do Iguaçu: cerca de 90% das edificações urbanas foram atingidas ou danificadas. Seis mortes confirmadas, centenas de feridos. No estado do Rio Grande do Sul: pelo menos dez municípios afetados, até 200 mil residências sem energia elétrica, queda de árvores e destelhamentos. Em áreas do Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais): ventania, queda de estruturas leves, desalojados.

Nenhum comentário: