16 janeiro, 2026

Vitória histórica: MST conquista assentamento para 2 mil famílias na região Centro do Paraná

Governo Lula firmou acordo nesta quinta-feira (15) e vai destinar 33 mil hectares de terra para a formalização de quatro assentamentos. As mais de 2 mil famílias camponesas estão acampadas há cerca de 10 anos.

Acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio, no início da organização da comunidade, há mais de 10 anos. Foto: Joka Madruga

Da Página do MST

Em conquista histórica da luta pela terra no Paraná, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva firmou acordo, na tarde desta quinta-feira (15), para a formalização de quatro novos assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na região centro do estado.

As cerca de 2 mil famílias camponesas beneficiadas estão acampadas há mais de 10 anos, nas comunidades Dom Tomás Balduíno e Araucária, em Quedas do Iguaçu, Nova Vitória, em Quedas do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu, e Herdeiros da Terra de 1º de Maio, em Rio Bonito do Iguaçu e Nova Laranjeiras. Mais de 33 mil hectares de terra da madeireira Araupel se tornarão oficialmente áreas de reforma agrária.

As negociações envolveram o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), das Relações Institucionais, da Fazenda, a Procuradoria-Geral da UNIÃO, a Advocacia-Geral da União (AGU), Ministério Público Federal (MPF), Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF-4), e Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) do Tribunal de Justiça do Paraná, além do grupo proprietário da empresa Araupel, proprietária das áreas. O valor a ser pago pela área será de cerca de R$ 580 milhões, por meio de precatório – requisição judicial de pagamento emitida pela Justiça para indenização do proprietário, desapropriando a terra pela União para fins de reforma agrária.

Continue lendo, clicando AQUI


Nenhum comentário: