Hoje, dia 18 de fevereiro de 2026, a Igreja celebra a Quarta-feira de Cinzas, dando início à Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa.
Quarta-feira de Cinza é o primeiro dia da Quaresma, ou seja, dos 40 dias nos quais a Igreja chama os fiéis a se converterem e a se prepararem verdadeiramente para viver os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo durante a Semana Santa.
A Quaresma adquiriu um sentido penitencial para todas as cristãs e cristãos por volta do ano 400 d.C. e, a partir do século XI, a Igreja de Roma passou a impor as cinzas no início deste tempo.
A cinza é um símbolo.
A cinza, como sinal de humildade, recorda ao cristão a sua origem e o seu fim: “E formou o Senhor Deus (a mulher e) o homem do pó da terra” (Gn 2,7); “até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás” (Gn 3,19).
Quaresma e Campanha da Fraternidade 2026
A Quaresma é um tempo sagrado de conversão, silêncio interior e renovação da fé. Caminhamos com Jesus rumo à Páscoa, chamados a rever nossa vida, nossos gestos e nosso compromisso com o Evangelho.
Neste espírito, a Campanha da Fraternidade 2026, com o tema “Fraternidade e Moradia”, nos convida a olhar com atenção e compaixão para uma realidade urgente: a falta de casa digna para tantas irmãs e irmãos.
Deus, em Jesus, fez morada entre nós. Ele se aproximou dos pobres, dos sem-teto, dos excluídos, e nos ensinou que a verdadeira fé se expressa em amor concreto e justiça.
Viver a Quaresma, portanto, é também abrir espaço no coração e na sociedade para que todas e todos tenham lugar. É reconhecer que moradia não é privilégio, mas direito. É assumir que fraternidade se constrói quando ninguém é deixado de fora.
Que este tempo quaresmal nos conduza à oração, à partilha e à ação transformadora, para que nossas comunidades sejam sinais vivos do Reino: um lar de acolhida, solidariedade e esperança.
-----------------------------------------------
Eu, Lucimar Moreira Bueno (Lúcia)

Nenhum comentário:
Postar um comentário