16 dezembro, 2009

Entrevista com o arcebispo de Maringá Dom Anuar Battisti


1) Blog da Lucia
Há cinco anos o senhor assumiu como pastor da Arquidiocese de Maringá. Como está sendo a relação afetiva entre pastor e rebanho?
Dom Anuar
Eu sempre gostei de trabalhar com pessoas, estar próximo dos agentes pastorais. As relações afetivas acontecem na medida em que cada um se aproxima um do outro a fim de estabelecer relacionamentos verdadeiros. Sinto isso nas visitas pastorais, pois o nosso povo é muito acolhedor e afetivo. Quero continuar crescendo nesta dimensão fundamental que é conhecer melhor para poder amar sempre mais.

2) Blog da Lucia
Em maio de 2008, em assembléia, a Arquidiocese de Maringá assumiu quatros prioridades (CEBs- Comunidades Eclesiais de Base / Pequenas Comunidades; Juventude; Família; e Promoção da vida e ação social). Qual o balanço o senhor pode fazer desse período, de um ano e sete meses após a assembléia, e quais as expectativas?
Dom Anuar
A primeira etapa que durou quase um ano foi o que chamamos de sensibilização e conhecimento do Plano. A partir desta etapa as pastorais envolvidas diretamente com as prioridades começaram a formação e a organização das atividades. Neste momento posso dizer que estamos no caminho de concretização cada vez maior das atividades planejadas e permanente aprofundamento das mesmas. Não chegamos ainda ao grau de satisfação desejado, mas perseguimos as metas traçadas. A expectativa é de um envolvimento cada vez maior de todas as pastorais e movimentos no objetivo comum.

3) Blog da Lucia
A Arquidiocese de Maringá possui um avanço com relação a meios de comunicação, possui Site, a Rádio Colméia, Jornal Maringá Missão e a TV 3º Milênio. Qual a importância e o papel desses meios de comunicação?
Dom Anuar
Quem não se comunica não existe, o anonimato mata. Na medida em que nos colocamos em relação com os outros comunicando o que somos e o que fazemos, nos tornamos presente e participamos da construção do bem comum. Para a organização social, política e religiosa é fundamental o uso dos meios de comunicação. Mais do que nunca hoje é uma necessidade para levar a boa noticia e construir um mundo melhor.

4) Blog da Lucia
Como se dá as relações entre a Igreja e a sociedade num mundo onde muitos sofrem por não ter acesso aos direitos básicos como saúde, educação e alimentação e por outro lado corrupção e descasos da maioria dos políticos em mudar essa realidade?
Dom Anuar
Essa relação nunca pode ser de passividade. O protagonismo dos leigos e leigas deve ser concreto. A participação efetiva nos organismos sociais, como são os conselhos municipais, sindicatos, na reivindicação e organização de políticas públicas que venham ao encontro das verdadeiras necessidades deve ser a bandeira número um de todos. Não basta só indignação é preciso ação que venha mudar a realidade podre da corrupção.

5) Blog da Lucia
Pesquisas apontam um crescimento em todos os setores da sociedade em nosso país, diminuição da pobreza e da fome. Conforme dados divulgados, o país vem conquistando respeito, porém os desafios ainda são muitos. Qual o balanço o senhor faz do governo Lula?
Dom Anuar
Ninguém pode negar que nestes dois mandados do Presidente Lula, constatamos grandes avanços. As pesquisas mostram o Brasil como o país da cobiça das grandes potencias mundiais, é o país do futuro.

6) Blog da Lucia
O Natal se aproxima e um novo ano também. Deixe uma mensagem aos visitantes deste blog.
Dom Anuar
Eu cresci 20% a mais em relação ao ano passado
Essa é a expectativa do comercio este ano.
Qual a minha e a sua expectativa de crescimento pessoal para este Natal e ano novo?
Quanto poderia crescer esse ano em sabedoria e graça,
Quanto por cento poderia aumentar os ganhos em virtudes humanas e espirituais,
Quanto poderia crescer no relacionamento verdadeiro com os colegas de trabalho,
Quanto poderia aumentar o amor aos pobres e marginalizados,
Quanto poderia crescer em fidelidade às pessoas e aos compromissos assumidos,
Quanto poderia aumentar o meu conhecimento das verdades do Evangelho,
Quanto poderia crescer naquilo que sou e não tanto naquilo que faço!
Se você não teve tempo de projetar para este ano, não perca tempo, agora é Natal,
Calcule agora e ponha o pé na estrada, ainda é tempo, porque Natal não é um dia, a vida nasce e renasce a cada instante que você der um passo novo naquilo que você é e não só naquilo que você faz. O Amor de Deus nunca se repete, Ele te ama sempre com amor novo a cada dia de sua vida!
Abençoado e permanente Natal!

Um comentário:

Murilo Battisti disse...

Muito bom! Parabéns pela entrevista!