16 dezembro, 2009

Brasil e os desafios de Copenhague (CoP-15)

Teve iní­cio no dia 7, em Copenhague/Dinamarca, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que seguirá até o dia 18 e abrange 192 países. O objetivo é traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Quioto
A delegação brasileira na capital da Dinamarca é chefiada pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, domingo (14) a ministra dedicou o dia a negociações com representantes dos países em desenvolvimento.
Oficialmente, o presidente Lula antecipou a viagem numa tentativa de reforçar a posição brasileira na CoP-15.
Conforme noticia publicada ontem no jornal Valor, Dilma conversou com os representantes dos países em desenvolvimento, os mesmos que integram os Bric, com exceção da Rússia e a inclusão da África do Sul. Teve ainda uma conversa com o representante da China. À noite, um jantar com os delegados dos emergentes.
A agenda em comum negociada por Dilma demanda respeito ao Protocolo de quioto e, sobretudo, a rejeição da noção de que os emergentes e os ricos têm responsabilidade igual. "Essa conta é dos desenvolvidos", disse a ministra.
Os eventos brasileiros tiveram boa receptividade do público presente à CoP-15. Dilma falou para um auditório lotado por 250 pessoas.

Nenhum comentário: