19 setembro, 2008

CEBs realiza domingo formação na Região Pastorl Centro Norte - Arquidiocese de Maringá

Não tem como negar a eclesialidade das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Nenhum documento oficial da Igreja nega ou questiona as CEBs. Podemos lembrar a Evangelii Nuntiandi, no. 58, onde se apóia a eclesialidade das CEBs. Assim também as palavras de João Paulo II em Fortaleza. Medellín e Puebla só tem palavras de estímulos às CEBs. O documento da CNBB de 1962 tem oitenta parágrafos de apoio a este modelo eclesial. E agora o reconhecimento das CEBs no documento de Aparecida.
As CEBs tentam recuperar, de maneira criativa, a experiência das primeiras comunidades cristãs, conforme o livro dos Atos dos Apóstolos. Mudar não é necessariamente inventar o novo, é por sua vez recuperar o antigo.
A ponto de partida de uma comunidade de base é a realidade projetada pelo homem e a realidade projetada por Deus. O projeto de Deus é a salvação na história para criar a justiça em todos os seus sentidos. Na proposta de Jesus nasce uma nova sociedade, onde pareça a grandeza de servir a vida. Assim Deus usa o seu poder, mas somente para defender a vida. Esse Deus se faz frágil, mas para sentir-se embalado em nossos braços.
Para concretizar as CEBs é preciso redescobrir o valor das atividades orantes, conquistar o direito do uso da palavra, conquistar o direito de agir e o direito das militâncias cristãs e sem medo partir para a missão sem deixar de avaliar e replanejar a caminhada.
Formação na Região Pastoral Centro Norte
Data: domingo dia 21
Horário: chegada as 08h, inicio as 08h30m e término as 16h
Local: Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus - Cidade de Sarandi
Tema: CEBs desafios e compromisso na Arquidioce

Nenhum comentário: