28 novembro, 2008

Uma moradora de Santa Catarina pede ajuda

Uma amiga do Pe. Dirceu Alves do Nascimento da Arquidiocese de Maringá via e-mail faz um apelo: "Peço, por favor, que ajudem. Precisa-se de roupas, chinelos, roupas de cama e banho, colchões, fraldas, cobertores, material de limpeza".

Conta aberta por Dom Murilo para receber doações:
Banco do Brasil S.A. - ag 3174-7 - conta 17.611-7 - Ação Social Arquidiocesana/ flagelados SC 2008

Segue o relato da amiga do Pe Dirceu
Querido amigo, a situação aqui é desesperadora. A cidade foi arrasada primeiro pelas chuvas intensas e depois pela enchente. Minha casa ficou ilhada, não entrou água dentro de casa. Consegui socorrer e trazer para minha casa duas famílias. Ficamos 3 dias em situação difícil (de domingo até quarta-feira), racionando água, comida, sem banho, sem poder dar descarga no banheiro. Sem água na torneira e sem luz, sem nenhum acesso, sem comunicação (telefones fixo e celular não funcionaram e internet também). Agora que as águas baixaram, 90% da cidade foi afetada, 80% perderam tudo ficando somente com a roupa do corpo. A água não poupou nem ricos nem pobres. Desolação total. Todos estamos abalados e a cidade precisa de ajuda. O Porto de Itajaí foi completamente destruído (a maior fonte de arrecadação da cidade). Peço, por favor, que ajudem. Eu estou bem, minha casa está bem e estou correndo atrás dos que estão bem como eu pedindo ajuda para socorrer quem conheço e quem não conheço. Precisa-se de roupas, chinelos, roupas de cama e banho, colchões, fraldas, cobertores, material de limpeza. Os bancos estão fechados, nada funciona, alguns mercados abertos só vendem com dinheiro vivo. O exército demorou para chegar e ajudar. Eles chegaram na quarta-feira na cidade com muita água. O vandalismo correndo solto, depredações. Agora o exército iniciou um trabalho gigante de ajuda e distribuição de alimentos, água, remédios, roupas. Estamos com toque de recolher às 22h. Isto aqui me faz lembrar um campo de guerra que ao invés de bombas aconteceu com água. A cidade está parada. A polícia não deixa o comércio abrir as portas por causa dos oportunistas e aproveitadores da desgraça alheia. Tem bairros completamente destruídos, casas viraram escombros e lixo por toda parte. As pessoas que puderam voltar para suas casas estão limpando e jogando nas calçadas tudo que não serve mais. O que vc vê na tv é verdade.
Obrigada por tudo.
Bjs, Mirna.

Nenhum comentário: