11 dezembro, 2008

Índios comemoram com dança da vitória

Na Vila Surumu, o principal foco das recentes tensões envolvendo a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, os índios comemoraram com danças a vitória obtida ontem (10) no Supremo Tribunal Federal (STF). O temor de novos conflitos não se confirmou e o que mais chamou a atenção na região foi justamente o clima de tranqüilidade.
“Vamos lembrar esse dia 10 de dezembro como uma data histórica”, disse o líder indígena Cristóvão Galvão Barbosa. Os índios acompanharam, por meio de telefonemas, cada um dos oito votos proferidos ontem pelos ministros do STF. A cada decisão, o resultado era anunciado ao microfone na quadra de esportes localizada no centro da vila.
Quando o placar fechou em oito votos a favor da demarcação contínua, eles fizeram a tradicional dança do parixara e tomaram caxiri, bebida de teor alcoólico feita a partir da mandioca.
Os índios já avaliam o que fazer nas terras ocupadas por arrozeiros. O Conselho Indigenista de Roraima quer ajuda de organizações não governamentais, da Embrapa e do Ministério do Meio Ambiente para que parte da área irrigada seja usada para a piscicultura e outra para a recuperação ecológica.
Em Boa Vista, os índios também dançaram em praça pública para comemorar a vitória esperada por mais de 30 anos. Desde o início da manhã, um grupo de cerca de 200 macuxis, uapixanas e ianomâmis se reuniu na Praça do Centro Cívico, onde fica a sede dos três Poderes. Pintados de branco, preto e vermelho, eles assistiram ao julgamento em um aparelho de televisão instalado ali mesmo.
A reportagem é de Roldão Arruda e Loide Gomes e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 11-12-2008.

Nenhum comentário: