26 dezembro, 2008

A Sagrada Família



Neste final de semana a Igreja celebra a Sagrada família. Esta festa é especialmente importante hoje, quando muitas famílias enfrentam lutas e desafios para viver sua Fé.

A família é uma comunidade de amor e de vida, que se realiza quando um homem e uma mulher se doam um ao outro, no matrimônio, dispostos a acolher o dom dos filhos. É o ser com os demais, o vincular-se, intimar-se, adentrar-se na intimidade, na vida, querer a vida, promover a vida, ocupar-se dela... É a caridade e o amor.

A Família de Belém é o reflexo mais puro da Santíssima Trindade, que – não nos cansaremos de repetir com João Paulo II – “não é uma solidão, mas uma família, já que traz em si mesma a paternidade, a filiação e a essência da família, que é o amor”. Por isso também se chamou a Jesus, Maria e José “a Trindade da terra”.

Pe Zezinho canta em uma de suas canções “que bom seria se as mães fossem Maria e se os pais fossem José... e se a gente parecesse com Jesus de Nazaré”.

A Sagrada Família é nosso modelo, nossa lição de vida familiar: fé, respeito mútuo, diálogo, compreensão, partilha, união e oração.

- Maria: é o rosto feminino, materno de Deus Pai. Ela acolhe, recebe, espera e guarda a Palavra, a semente da vida em seu coração. Escuta, recebe, espera e entrega. Recebe, aceita e espera a ação de Deus, enquanto guarda em seu coração o que vai acontecendo. Maria é aquela que revela a presença do Espírito através do fruto do seu ventre. Maria recebe, aceita e guarda em seu coração o “querer” do Pai.
- José: é o rosto paterno de Deus Pai. Aquele que confia em Deus, aquele que assume sobre sua humanidade o “projeto de Deus”. Orienta, dirige, cuida e administra o projeto de Deus junto com Maria.
- Jesus: é o centro dos olhares. Jesus é o princípio e horizonte de tudo, é o centro da vida.

"O futuro da humanidade passa pela da família" (Exort. Apost. Familiaris consortio, 86). Deus ilumine os políticos e toda a pessoa de boa vontade para que promovam políticas publicas e façam cumprir os direitos da família, da vida e da infância.
Lucimar Moreira Buebo (Lucia)

Nenhum comentário: