31 janeiro, 2009

Índios ameaçados por surto de hepatite protestam no FSM

Na manhã deste sábado, 31, um grupo de índios do Vale do Javari (PA), entrou na sala de imprensa do 9º Fórum Social Mundial (FSM), que acontece em Belém desde o dia 27, para denunciar ao mundo que uma epidemia de hepatite Delta ameaça dizimar sua população. O protesto foi motivado pela morte de Edílson Kanamary, ocorrida ontem, vítima da enfermidade, que já atinge 85% da população num total de 3.700 pessoas.
Portando lanças e adornos tradicionais, o grupo protestava contra o descaso do governo do Estado do Pará, e recorriam às instâncias internacionais para socorrê-los.
“Nós estamos preservando a maior biodiversidade ainda intacta do planeta, por isso nós queremos viver”, disse Jorge Marujo em meio aos colegas reunidos na arquibancada do Ginásio. O Vale do Javari, região na fronteira entre o Brasil, Peru e Colômbia, abriga as etnias Marubo, Mayoruna, Matis, Kanamary e Kulina que reclamam providência imediata.
“Se acontecer uma tragédia com aquele povo, vai acontecer uma tragédia para a soberania da popular”, ameaçou o porta-voz, Jorge Marujo.
Fonte: Revista Missões

Nenhum comentário: