Na manhã deste sábado, 31, um grupo de índios do Vale do Javari (PA), entrou na sala de imprensa do 9º Fórum Social Mundial (FSM), que acontece em Belém desde o dia 27, para denunciar ao mundo que uma epidemia de hepatite Delta ameaça dizimar sua população. O protesto foi motivado pela morte de Edílson Kanamary, ocorrida ontem, vítima da enfermidade, que já atinge 85% da população num total de 3.700 pessoas.
Portando lanças e adornos tradicionais, o grupo protestava contra o descaso do governo do Estado do Pará, e recorriam às instâncias internacionais para socorrê-los.
“Nós estamos preservando a maior biodiversidade ainda intacta do planeta, por isso nós queremos viver”, disse Jorge Marujo em meio aos colegas reunidos na arquibancada do Ginásio. O Vale do Javari, região na fronteira entre o Brasil, Peru e Colômbia, abriga as etnias Marubo, Mayoruna, Matis, Kanamary e Kulina que reclamam providência imediata.
“Se acontecer uma tragédia com aquele povo, vai acontecer uma tragédia para a soberania da popular”, ameaçou o porta-voz, Jorge Marujo.
Fonte: Revista Missões
Nenhum comentário:
Postar um comentário