09 janeiro, 2009

No Evangelho indicado para hoje, Lc 5, 12-16 um bom exemplo a seguir

Para Jesus a vida esta acima de tudo, até da “lei”. Podemos constatar no Evangelho de Lucas que Jesus muitas vezes desrespeitava as observâncias religiosas do judaísmo como, por exemplo, ao perdoar os pecados de um paralítico, o que era considerado uma blasfêmia, come com publicanos e pecadores, não observa os frequentes jejuns, seus discípulos colhem espigas, para se alimentar, em um sábado, e ainda, infringindo o sábado, em uma sinagoga Jesus cura um homem com a mão seca.
No evangelho de hoje Jesus toca um leproso, infringindo a lei. Naquele tempo quem sofria de lepra era obrigado a se afastar das pessoas, deveria ficar longe das cidades e aldeias, eram marginalizados, afastado do convívio social.
Ao tocar o leproso Jesus revela sua face que vai ate o povo marginalizado, excluído da sociedade, da vida e de fazer parte da história, porque o leproso era obrigado a se por numa total solidão, afastado de tudo e de todos.
Como Jesus se aproximou do leproso Ele nos convida hoje a nos aproximarmos dos velhos, dos abandonados, dos doentes, das prostitutas, dos bebados, dos marginais, dos homossexuais, dos envolvidos com drogas, em fim, de todas as pessoas que estão à margem da sociedade, numa exclusão total e tanto precisa de um toque de ternura, de carinho, de amor, um toque amigo como foi o toque de Jesus naquele leproso. Toque esse que nós tambem tanto precisamos.
Ao refletirmos essa passagem do evangelho de Lucas não podemos deixar passar despercebida a fé do leproso, que acreditou no Poder de Jesus.

Nenhum comentário: