25 janeiro, 2009

Ex-ministra Marina Silva fala aos participantes do Fórum de Teologia


A senadora Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, participou ontem (24) do III Fórum Mundial de Teologia e Libertação (FMTL), que acontece em Belém (PA) desde o dia 21. Ela foi convidade para falar sobre a Amazônia. A senadora condenou a devastação da floresta e os projetos que não têm como base a sustentabilidade.

“A Amazônia é Amazônia porque é sustentada por uma cultura e um jeito de fazer”, disse a ex-ministra. Para Marina Silva, a atual crise por que passam as grandes potências econômicas não é apenas econômica, mas “civilizatória” e tem como causa a busca desenfreada pelo lucro que não respeita a natureza. “É preciso rever os paradigmas. Até pouco tempo não tínhamos furacões nem o que aconteceu em Santa Catarina. As mudanças que estão acontecendo na natureza são fruto da ação humana”, disse.

Formada nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Marina Silva mostrou que as lições que aprendeu ainda estão muito vivas e citou várias vezes passagens bíblicas ao se referir à realidade da Amazônia.

Disse que não se pode mais continuar a visão antropocêntrica interpretada a partir do relato da criação no livro do Gênesis. “É preciso acabar com a visão antropocêntrica que vê o homem mais importante que a natureza. O ser humano é o ser que mais depende das outras formas de existências”, acentuou. “Quando Deus diz para o homem dominar a terra, trata-se de um domínio amoroso, cuidadoso, como no capitulo dois de Gênesis em que Deus coloca o homem no jardim do Éden para cuidar dele”.
fonte: CNBB

Nenhum comentário: