A 10ª edição do Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ) será em 2012 e vai ser realizada em Maringá. A escolha da cidade foi definida em reunião da coordenação nacional da Pastoral da Juventude (PJ). A cidade, que superou Belo Horizonte na preferência, será a primeira da região sul do país a receber o evento. O ENPJ é um momento em que a Pastoral da Juventude reflete, discute, partilha e celebra sua vida e sua história. O encontro é realizado a cada três anos e reúne representantes dos jovens de todas as dioceses do Brasil. “Será um espaço onde juntos reafirmaremos a opção de evangelização da juventude tecendo linhas e orientações pastorais que guiarão nossos trabalhos”, explica o membro da coordenação nacional, Claudinei de Lima. Além da própria juventude, a escolha da cidade tem o apoio do arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, de padres, religiosos e, também, de entidades da cidade como o Maringá Convention & Visitors Bureau.A última edição do ENPJ foi realizada em janeiro deste ano, em Natal, RN, e foi marcada por momentos de espiritualidade, estudo e missão. Como resume o bispo responsável pelo Setor Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro da Silva, o objetivo foi “reforçar a identidade da própria PJ e provocá-la para novos horizontes”.
Jovem evangelizando jovem - Adotada praticamente em todos os países da América Latina, a Pastoral da Juventude surgiu no Brasil na década de 70 e é definida como a ação organizada da juventude, em comunhão com a Igreja, evangelizando outros jovens. De acordo com a pesquisa nacional, “Vida dos Grupos de Jovens” - realizada em 2006 pelo instituto Casa da Juventude, de Goiânia, com o apoio do Setor Juventude da CNBB -, a Pastoral da Juventude possui aproximadamente 50 mil grupos, 53% do total de grupos de jovens católicos no país. Na arquidiocese de Maringá, onde a PJ está presente desde 1980, a estimativa da coordenação é que existem 80 grupos.
*Com Gelinton Batista
Assessoria de Comunicação PJ MaringáJovem evangelizando jovem - Adotada praticamente em todos os países da América Latina, a Pastoral da Juventude surgiu no Brasil na década de 70 e é definida como a ação organizada da juventude, em comunhão com a Igreja, evangelizando outros jovens. De acordo com a pesquisa nacional, “Vida dos Grupos de Jovens” - realizada em 2006 pelo instituto Casa da Juventude, de Goiânia, com o apoio do Setor Juventude da CNBB -, a Pastoral da Juventude possui aproximadamente 50 mil grupos, 53% do total de grupos de jovens católicos no país. Na arquidiocese de Maringá, onde a PJ está presente desde 1980, a estimativa da coordenação é que existem 80 grupos.
*Com Gelinton Batista
SIAM - Serviço de Informação da Arquidiocese de Maringá
Nenhum comentário:
Postar um comentário