17 junho, 2009

12º Intereclesial das CEBs -21 a 25 Julho - Porto Velho - RO


As CEBs com entusiasmo preparam para o grande momento do 12º Intereclesial das CEBs, a Província Eclesiástica de Maringá que compreende as dioceses de Maringá, Umuarama, Paranavaí e Campo Mourão com alegria envia 40 representantes.
Cristo continua apontando o caminho para a Amazônia e a Tenda vai se alargando cada vez mais para acolher o povo das CEBs de todos cantos e recantos do Brasil, povos indígenas e povos da América Latina, convidados brasileiros e de várias Nações.
Na Amazônia e em todo o mundo, diziam os bispos reunidos em Manaus, a Igreja é chamada a ser “pastora da criação”. Também neste campo, as comunidades Eclesiais de Base (CEBs) são portadoras de uma profecia que contesta o modelo de desenvolvimento sócio-econômico predatório, ainda vigente.
A Amazônia brasileira possui mais de 3,65 milhões de Km² de florestas continuas, dividida, principalmente, em três tipos: Floresta de Igapó ou Várzea, áreas que ficam alagadas durante parte do ano; Floresta de Terra Firme, terra mais altas da Amazônia, com arvores de grande porte e dossel fechado; Manguezal e Floresta costeiras. Estima-se que existam na região mais de 104 sistemas de paisagem distintas, mais de 55.000 plantas (22% das espécies superiores conhecidas na terra), mais de 1.000 espécies de aves, cerca de 300 espécies de mamíferos dos 502 representados no Brasil e dos 4.650 no mundo, cerca de 550 espécies de répteis já descritas, 163 espécies de anfíbios, entre 2.000 e 3.000 espécies de peixes e um numero ainda desconhecido – mais da ordem de milhões, de insetos e de micro-organismos.

Nenhum comentário: