03 junho, 2009

Brasil e Paraguay sem acordo sobre Itaipú

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo, do Paraguai, reuniram-se por duas horas na tarde de 7 de maio e nenhum dos 14 acordos já negociados, em diferentes áreas, se concretizou, sinalizando a falta de consenso entre as equipes dos dois governos quanto ao tema central da visita do presidente paraguaio: a Hidrelétrica de Itaipu. Primeiro, os dois tiveram um encontro privado de cerca de 40 minutos. Depois, continuaram conversando em reunião ampliada com ministros e técnicos da área de energia dos dois países e com representantes da Eletrobrás, de Itaipú e do BNDES.
O que o Paraguay quer?
Na ocasião, as principais reivindicações do governo paraguaio foram o reajuste da tarifa paga pelo Brasil pela energia de Itaipu não utilizada pelo Paraguai, a livre disponibilidade para vender a energia excedente para outros países (o que demandaria a revisão do Tratado de Itaipu, de 1973) e a revisão da dívida contraída pelo Paraguai para a construção da usina.
O que o Brasil oferece?
O Brasil apresentou, como contraproposta, a criação de uma linha de crédito de US$ 1 bilhão, do BNDES, para obras de infraestruura no país vizinho, e de um fundo binacional para estimular a atividade produtiva no Paraguai. O governo brasileiro também se propôs a dobrar a taxa de US$ 105 milhões paga anualmente pela cessão da energia não utilizada pelo Paraguai.(Agencia Brasil, http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/05/07/ materia.2009-05-07.0168765321/view)

Nenhum comentário: