16 setembro, 2009

Celam divulga mensagem onde diz que tráfico de pessoas produz dano irreparável as vítimas

No dia 1°, o Departamento de Justiça e Paz do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) publicou uma mensagem ao final do 3º Seminário sobre o Tráfico de Seres Humanos.
Este seminário foi realizado na sede do Celam, em Bogotá, Colômbia, e teve a organização da Seção de Mobilidade Humana, com a participação de 32 pessoas de 13 países, entre eles o Brasil. O tema debatido foi: A escravidão contemporânea – tráfico de pessoas iluminado pela exortação do Documento de Aparecida.
Na mensagem final, assinada pelos participantes, diz que o tráfico de pessoas produz um dano irreparável entre as vítimas. Elas perdem não somente a auto-estima, mas sentem vergonha e dor diante da exploração e de outros abusos e, em muitos casos, tendem ao suicídio.
O tráfico de pessoas, reconhecido como a escravidão do século XXI, se apresenta em diversas modalidades: extração de órgãos, adoções ilegais, exploração profissional, trabalhos forçados, matrimônio servil, exploração sexual, entre outras.
O Celam pede também que os governos formulem leis que não criminalizem as vítimas, mas penalizem os delitos do tráfico de pessoas.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário: