25 fevereiro, 2010

Promessas para as cooperativas de catadores já têm mais de cinco anos

Melhorar a qualidade de vida, ampliar o apoio oferecido pela prefeitura, fazer um grande projeto e oferecer condições para agregar valor. Essas foram algumas das promessas feitas pelo atual prefeito de Maringá durante a campanha eleitoral de 2004 para fortalecer as cooperativas de material reciclável e a coleta seletiva. Passados mais de cinco anos, as promessas não foram cumpridas, duas cooperativas já encerraram as atividades e as demais lutam para continuar os trabalhos.
“Podem ficar tranqüilos, vocês vão ter uma qualidade de vida muito melhor”, garantiu o então candidato. A crítica feita durante o debate eleitoral tinha o objetivo de atacar a administração municipal daquela época que, além de investir na coleta seletiva, tirou os catadores do lixão e iniciou todo o processo de organização das cooperativas.
Por outro lado, diferente do prometido diante das câmeras, o atual gestor não melhorou a situação das cooperativas. No ano passado, por exemplo, o rendimento médio mensal dos cooperados chegou a despencar para R$ 195. Alguns necessitaram, inclusive, de ajuda para não passar fome. Contaram com a solidariedade de organizações ligadas à Igreja Católica que doaram cestas básicas...continue lendo...

Nenhum comentário: