10 fevereiro, 2010

Quinta-feira, 11, celebramos o 18º Dia Mundial do Enfermo

OS CUIDADOS COM OS DOENTES NA ARQUIDIOCESE DE MARINGÁ
1. A Pastoral da saúde na Arquidiocese através de visitas periódicas e remédios caseiros tem marcado presença de carinho e amor aos enfermos nas casas.
2. A Pastoral da Criança e de maneira especial a Pastoral do Idoso, iniciativas de Dra, Zilda Arns, têm proporcionado aos idosos acamados ou sem poder de locomoção, uma qualidade de vida melhor. Através de ações bem concretas como o banho, a higiene da casa, acompanhamento dos visinhos, porque muitos deles vivem sem sozinhos. A presença é a maior manifestação de amor.
3. A assistência religiosa, através da visita dos sacerdotes, e dos ministros auxiliares da comunhão, que semanalmente levam aos doentes, nas casas e nos hospitais, a Eucaristia.
4. Os hospitais sempre abrem as portas para o atendimento, por parte dos sacerdotes fazendo oração, levando a Eucaristia e a unção com o óleo dos enfermos.
5. Aqui em Maringá contamos com a “Santa Casa de Misericórdia”, como uma instituição ligada à Igreja Católica Apostólica Romana, para o atendimento dos doentes, seja por meio do sistema público ou privado. Hoje a Santa Casa atende em média 170 pacientes ao dia.
Ao celebrar o dia Mundial dos Doentes, quero recordar que o mais importante neste campo da saúde é o amor que todos nós devemos devotar aos doentes, seja em casa ou nos hospitais.
Nesta quinta-feira, 11, de maneira especial rezemos pelos doentes, mas também por todos os médicos e enfermeiras, por todos os agentes de saúde pública, pelos familiares dos doentes para que cada vez mais possam promover a vida desde o nascimento até a morte natural.
Deus vos abençoe sempre!

Dom Anuar Battisti – Arcebispo Metropolitano de Maringá

Nenhum comentário: