18 março, 2010

Perdemos o sentido da honestidade

Deixamos-nos envolver pela sociedade corrupta e injusta, esta muitas vezes leva a trabalhadora e o trabalhador a perder o sentido da honestidade.
No mundo capitalista que motiva a busca incansável pelo maldito lucro nos leva sem perceber a tomar atitudes desonestas.
Estou recuperando um pequeno mal estar com a orientação medica durante esta semana de uma alimentação mais “saudável”. Como saio de manhã para o trabalho e só retorno após as 18 horas, fui ao mercado comprar umas frutas e barra de cereais.
O valor da compra ficou em R$ 13,03. Entreguei a jovem que me atendeu no caixa do mercado R$ 15,00, ela então me pediu se eu não tinha cinco centavos, então dei a ela os centavos solicitados e como troco recebi R$ 2,00.
Perguntei a ela, você acha justo? O mercado não tem disponível moeda para dar troco aos clientes, mas não pode receber três centavos a menor então induz o cliente a dar dois centavos a mais. Ela pediu desculpas e devolveu meus cinco centavos.
Ficamos conversando por mais um pouco e ela disse que os centavos recebidos a menor são descontados do salário do responsável pelo caixa que acusar a diferença, neste caso do salário dela. Acabei não perguntando se o centavo pago a maior somaria ao seu salário, mas chego à conclusão que não, com certeza fica para o mercado, que durante o decorrer do mês deve receber muitos centavos a mais e mesmo se o valor for insignificante em uma sociedade capitalista é indiferente.
Antes de sair devolvi os cincos centavos a ela, não sei não..., acho que acabei dando uma forcinha para a desonestidade.

Nenhum comentário: