18 março, 2010

Por dom Anuar Battisti

Homem das dores e as dores da humanidade
O Senhor Jesus, Salvador e Redentor continua carregando a dor dos pais que perdem os filhos prematuramente ou nas drogas da vida vivida sem vida. A dor continua nos casais e filhos que perderam o sentido de família. A dor continua na multidão de famintos e excluídos do direito de viver com dignidade. A dor continua nas pessoas que cometidas por enfermidades incuráveis, não resta senão o milagre.
A dor do Homem das dores continua nas vítimas criadas pelo capitalismo selvagem privilegiando poucos e maltratando a maioria. A dor continua nos desempregados que lutam por ganhar o pão com o suor do próprio rosto. A dor continua nos milhares de analfabetos que sem querer não participam do saber.
A dor continua nos milhares de sem terra, sem teto, sem educação, sem direito de ser gente com e como a gente. A dor das incontáveis vítimas das catástrofes naturais, como o povo haitiano e chileno.. O sinal visível do Deus, de Jesus Cristo acompanhando a dor dos seus filhos, foi o crucificado intacto no meio dos escombros do terremoto. Imagem impressionante da presença de Deus na dor daquele povo. A dor continua na sociedade corrupta e injusta que perdeu o sentido da justiça e da solidariedade.
O Homem das dores carrega ainda hoje em nós, a dor dos pecados pessoais e sociais da humanidade. Carrega a dor dos pecados dos homens enviados para dirigir a sociedade e a Igreja. A dor da indignação diante dos escândalos dos desvios sexuais de todo tipo, em todas as classes sociais, dor que clama aos céus. Escândalos que “seria melhor amarrar uma pedra de moinho e lançar-se ao mar”. Leia na íntegra

Nenhum comentário: