07 maio, 2010

48ª. Assembléia Geral dos Bispos do Brasil

Durante a sessão de ontem (6) da 48ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, que acontece em Brasília e que começou na terça-feira (4) e se estende até a quinta-feira da semana que vem, dia 13, os bispos tratou do tema prioritário, as Comunidades eclesiais de Base (CEBs). Os bispos avaliaram a experiência da Igreja com as comunidades de base. O bispo de Registro (SP), Dom José Bertanha comentou que os bispos discutiram o rosto múltiplo da Igreja Católica. “Existe a diocese, a paróquia e a comunidade, mas há muitas formas de comunidades: as eclesiais de base, por exemplo, são uma forma estrutural cultivada à luz da Palavra, da Eucaristia e da oração e conscientização que envolve o nosso povo. Essas faces da Igreja foram muito bem discutidas ontem para entendermos melhor a diversidade da Igreja na unidade. As CEBs são um exemplo dessa face múltipla”, destacou o bispo.
O bispo recordou o 12º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base, “CEBs: Ecologia e Missão – Do ventre da terra, o grito que vem da Amazônia”, que aconteceu em Porto Velho (RO), em julho do ano passado.
De acordo com dom José Bertanha, o Intereclesial foi realizado com o tema Ecologia e Missão, para chamar a atenção do país para a preocupante biodiversidade da Amazônia. “A Amazônia é uma terra cobiçada, rica com seu chão, sua terra e sua água de tantos rios e florestas, hoje derrubadas para o plantio da agricultura e para o gado. O evento aconteceu para que a sociedade saiba que a Igreja também se preocupa com a região”, disse.
Dom Bertanha afirma que a presença das CEBs são importantes na região porque buscam viver a cultura amazônica voltadas para a Palavra de Deus, a partir da cultura regional. “As comunidades de base fazem parte da Amazônia buscando cultuar a dignidade da vida na Palavra de Deus, na Eucaristia e na conscientização sobre a realidade que está lá: realidade da água, da terra e da natureza rica”.

Nenhum comentário: