19 maio, 2010

“Todos ficaram repletos do Espírito Santo…”

“No dia 23 de maio, celebramos a solenidade da 3ª Pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo. Foi ele que desceu sobre Maria e os apóstolos reunidos no Cenáculo, capacitando-os para continuar a obra evangelizadora começada por Jesus. (“Quando chegou o dia de Pentecostes, todos estavam reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como o sopro de um forte vendaval, e encheu a casa onde eles se encontravam. Apareceram então umas como línguas de fogo, que se espalharam e foram pousar sobre cada um deles. Todos ficaram repletos do Espírito Santo…” At, 1-13). É Ele que continua hoje com os seus dons levando a Igreja a cumprir a sua missão.
O Espírito Santo é sinal de unidade na diversidade, por isso ele inspira as mais diversas pastorais, movimentos e serviços no coração da Igreja.
O Espírito Santo e a Igreja
O Espírito Santo é a fonte dos carismas que se manifesta como dom de Deus para colocar a serviço de seu povo. Carismas vão surgindo e renovando a Igreja e a sociedade toda. Junto com os carismas aparecem os ministérios que na sua diversidade, variedade e unidade, renovam e fortalecem a vida da Igreja.
O Espírito Santo é a força de Deus que se manifesta nos momentos mais cruciais e necessários, tornando clara a presença e a ação de Deus na história como Senhor.

Dom Francisco Javier Delvalle Paredes – Bispo da Diocese de Campo Mourão

Nenhum comentário: