26 julho, 2010

"não se ensina nenhuma ética com palmada"

Diante da polêmica com o projeto de lei do governo federal que proíbe palmada, beliscões e castigos físicos em crianças, conforme entrevista publicada no jornal Folha de S. Paulo(26), Ângela Soligo, especialista em psicologia educacional da Unicamp, diz que "não se ensina nenhuma ética com palmada".
Eis a entrevista
O que acha da lei?
Ao mesmo tempo em que ela vai proteger a criança na família, vai proteger a criança de um orfanato, de uma casa de correção.
A lei é mais abrangente e tenta proteger a criança de qualquer forma de agressão física. Só por isso ela já seria bem-vinda.
Palmada é um problema?
Há gente que diz que ela faz parte da educação. Mas não faz, ou não deveria. A palmada não ensina nenhum princípio, nenhuma ética. Ensina a obedecer pelo medo. Educar não é só ensinar a obedecer.
É passar valores, passar uma ética que a criança vai levar para a vida. Que vai servir de referência para quando tiver de se posicionar em relação à vida.
O que se ensina com a palmada é que de vez em quando a agressão é certa. Que quando não se resolver na conversa, pode partir para a ignorância.
Como educar sem bater?
Conversar, repetir muitas vezes. Colocar limites sempre conversando, explicando o sentido daquilo, por que não pode fazer.

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