01 novembro, 2010

Negras e negros na Bíblia? - Por Edmilson Schinelo


Os evangelhos sinóticos são unânimes em afirmar que um certo Simão de Cirene ajudou Jesus a carregar a cruz, a caminho do Calvário (Mt 27.32; Mc 15.21; Lc 23, 26). Ora, Cirene fica no norte da África, mas alguma vez você ouviu em prédica ou sermão, na catequese, na escola dominical ou no ensino confirmatório, que um africano ajudou Jesus a carregar a cruz? Estudiosos dirão que se trata de um judeu da diáspora, visto que no norte da África havia várias colônias judaicas. Mas com que argumentos ou intenções fazem esta escolha na interpretação?
Por contrariar os interesses da corte de Jerusalém, pouco antes da destruição da cidade pelas tropas babilônicas, o profeta Jeremias foi preso e lançado numa cisterna. Um africano, funcionário do rei (seu nome, Ebed-Melec, significa "ministro do rei"), liderou um movimento para libertar Jeremias (Jr 38,1-13). Quantas vezes você se lembra de ter estudado este texto, dando atenção a este "detalhe"? Leia na íntegra

Um comentário:

Nosde disse...

Prezados (as),

Meu nome é Edson G.F., Sou protestante, e por algum tempo ou será em todo tempo penso como os europeus; e toda a nossa estrutura linguística faz parte deste domínio. Sou negro; afro-descendente, porém, europeu por morar em uma grande colônia Européia.
A minha pergunta é como poderemos nos afastar destes nós, proporcionados pela história? Estabelecendo novas normas de convivência tendo por instrumento o mecanismo que nos foi imposto; historicamente sabido. Todo e qualquer sociólogo sabe que um dos maiores instrumentos de dominação na história dos povos é a língua. Vejam que os povos do oriente tinham esta prática; assumida por Alexandre o grande; de maneira que, existe alguma coisa de novo nestas praticas de dominação Européia. Creio ser esta é minha crítica ou melhor minha forma de manifestar-me, mas, é claro, com vossas permissão.
Abç.
Força para salgar.