02 dezembro, 2010

Concluindo minha Missão de 26 anos – por Pe João Caruana


“Um dia aprendi que Deus nos fala também pelas circunstâncias!”
Neste mês de dezembro completo 26 anos servindo a Igreja no Brasil através da Arquidiocese de Maringá no Paraná, à qual muito devo, sendo que, nos últimos dois anos servindo à paróquia Nossa Senhora Aparecida na cidade de Guajará-mirim, com o Bispo dom Geraldo; no Projeto Igrejas Irmãs entre a Arquidiocese de Maringá e a Diocese de Guajará-mirim.
Tenho uma idade bonita, quase 70 anos. Por causa dessa idade bonita que há dois anos atrás dom Anuar, atendendo ao meu desejo, enviou-me para servir a Igreja da Amazônia, antes de pendurar minhas “botas” pastorais. Leia na íntegra

2 comentários:

Anônimo disse...

"Os nativos [daquela ilha] nos trataram com inusitada amabilidade"

As pessoas que acompanhavam o Apóstolo Paulo na sua viagem à Roma, onde sofreria o martírio, já haviam reconhecido a generosidade dos malteses. É que vemos expresso em Atos 28,1.10: "Já salvos [do naufrágio], pudemos identificar a ilha de Malta. Os nativos nos trataram com inusitada amabilidade. Como chovesse e fizesse frio, acenderam uma fogueira e nos acolheram (...). Trataram-nos com muito respeito e, quando partimos, providenciaram para nós o necessário". O que São Lucas testemunha da 'inusitada amabilidade' (generosidade fora do cumum) e respeito no tratamento dos habitantes daquela acolhedora ilha do Mediterrânio, nós pudemos comprovar no convívio com um legítimo maltes, Padre John Caruana. Neste ano de Guajarámirim conhecemos um homem amável, leal e que trata a todos com respeito. Qunado ans reuniões eu perguntava quais eram nossos trabalhos em favor dos pobres, sempre aparecia o nome padre João. Na convivência da casa, seus pareceres e opiniões eram ditos com profundidade, conhecimento e liberdade. Nas intermináveis discussões sobre Igreja, política, economia e movimentos sociais emergia o homem preocupado e zeloso, seu amor à Igreja e ao povo brasileiro; homem cheio de idéias, criativo e trabalhador. Até podíamos não concordar com ele em tudo, em muitas nem dava para concordar, mas dava sempre para reconhecer a opinião bem informada de uma pessoa que de jeito nenhum foge do debate e da discussão. Um homem que chegou aos setenta anos ainda com projetos e sonhos. Por isso sou grato a Deus pelo convívio mais próximo com John Caruana e faço votos de que ele seja sempre feliz em seus projetos.

Padre Genivaldo.

Reginaldo Veloso disse...

Lucimar, boa tarde.

Tive a honra e o prazer de conhecer o Pe. João. Um amigo maltês, que hoje está com Deus, Pe. Pedro Camileri e sua espsosa, hoje viúva, Gilvone, o apresentaram a mim, já não me lembro em que ano.

É uma figura impressionante, um militante aguerrido, que vive a Fé como se fosse uma arma de luta contra as injustiças do mundo, a exclusão social, a alienação religiosa.

Fico feliz em perceber que você o admira.

Saudemo-lo como um sinal de Natal: um padre que é glória para Deus, na medida em que trabalha pela paz entre os seres humanos, com o os anjos cantaram na Noite Santa.