02 dezembro, 2010

Recursos para reduzir fila do SUS em Maringá estão parados

O dinheiro devolvido pela Câmara Municipal de Maringá para a prefeitura diminuir a fila do atendimento da saúde pública no município ainda não foi aplicado. A informação veio à tona depois de questionamentos feitos pelo vereador Humberto Henrique (PT) durante a sessão da última terça-feira (30).
Em agosto deste ano os vereadores aprovaram um projeto de lei autorizando o Executivo a utilizar R$ 3,5 milhões, referentes à economia feita na Câmara em 2009, para ampliar a oferta de consultas e exames médicos especializados e as cirurgias para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Também foi criada uma comissão especial de vereadores para acompanhar e fiscalizar a aplicação da Lei.
Depois da cobrança, na tarde de hoje a Secretaria Municipal de Saúde se reuniu com a comissão de vereadores para explicar que o problema está na dificuldade de contratar profissionais para atender as especialidades. Segundo o vereador Humberto, o município está negociando valores com os prestadores de serviço e encaminhará uma proposta para análise dos vereadores.
Consultas e cirurgias
Levantamento realizado pela prefeitura, anexado ao projeto de lei, mostra a fila existente no sistema em várias especialidades como, por exemplo, dermatologia 3.812, neurologia adulto 3.863, angiologia/vascular 2.760.
Dados de julho de 2010 mostram que na fila de cirurgia são 534 na área ginecológica; 184 nas cirurgias infantis; 634 nas cirurgias gerais; 436 cirurgias vasculares e 1.021 cirurgias de cataratas.

Gelinton Batista / Assessoria de Imprensa do Vereador Humberto Henrique

Nenhum comentário: