12 janeiro, 2011

A presidenta Dilma promete manter a ajuda ao Haiti e presta solidariedade após um ano do terremoto


A presidenta do Brasil, Dilma Rousseff pediu hoje (12) para que a comunidade internacional mantenha o apoio para a ajuda e a reconstrução do Haiti – devastado pelo terremoto que há exatamente um ano atingiu o país matando cerca de 200 mil pessoas e deixando 1,5 milhão sem moradia. Dilma chamou o episódio de “tragédia” e afirmou estar solidária com a dor das autoridades e da população. Também comprometeu-se a ajudar o país em mais uma etapa.
“O terremoto que devastou o Haiti, ceifando centenas de milhares de vidas, completa hoje exatamente um ano. Quero me associar aos que participam, em todo o mundo, de cerimônias rememorativas dessa imensa tragédia que se abateu sobre aquele povo irmão. Esse é um momento de reflexão, de lembrarmos as vítimas, e de conclamarmos a comunidade internacional para um renovado esforço em prol da recuperação do país, que ainda vive uma situação de extrema gravidade”, disse Dilma, em nota divulgada pela Presidência da República.
“Reafirmo nossa determinação de ajudar na reconstrução desse país, cujo povo não se rende diante das adversidades e tem dado provas de grande coragem e vontade de viver. O Brasil e a Minustah [Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti] vão perseverar, pois sabemos que os haitianos não desistirão”, acrescentou a presidenta.
A presidenta lembrou as mortes da médica Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, do representante adjunto das Nações Unidas para o Haiti, Luiz Carlos da Costa, e de 18 militares brasileiros. Dilma elogiou o desempenho das forças de paz no país. “Quero também enaltecer o trabalho dos nossos soldados que participaram da Missão das Nações Unidas [Minustah], lutando incansavelmente para a estabilização e colaborando para a recuperação da infraestrutura do país.”

Nenhum comentário: