23 junho, 2011

E a Igreja se fez show...

Neste último domingo, dia 19 de junho, assisti a apresentação do Pe. Reginaldo Manzotti no “Domingão do Faustão”. Com certeza, o Pe. Manzotti alcançou a fama que procurava há muito tempo e hoje se tornou tão conhecido como o Marcelo Rossi (a quem imitou e seguiu) e outros "midiáticos" da Igreja Católica no Brasil e, também, do mundo da música e do entretenimento. No entanto, tal apresentação me faz parar e refletir alguns pontos: 1) O que representa para a Igreja Católica atual uma personalidade assim? 2) O que ele traz de novo, ou se realmente ele traz algo novo? 3) Que imagem de Igreja estamos passando para a sociedade com uma pessoa assim e, obviamente, para a própria Igreja, hoje tão carente de formação? Cada um destes pontos merece uma análise profunda, que não faremos, a ideia é apenas uma breve reflexão sobre o assunto, crítica, mas respeitosa....continue lendo...

3 comentários:

Alexandre Lopes Dias disse...

Otimo artigo sobre a presença do Pe. Manzotti no Domingão do Faustão.
Para partilhar: há alguns meses estive na sede da radio "Evangelizar é preciso", para uma entrevista de trabalho.(Quando ele soube que era um padre casado me recebeu por apenas 5 minutos - mostrando a sua preocupação com a midia, com a Cançao Nova, com o arcebispo de Curitiba). Mas o que me chamou atenção nos corredores ate chegar a sala de reuniões, foi quantidade e o tamanho de banners e quandros do "distinto padre", e um pequeno e simples crucifixo no canto da parede.E ainda ele diz que apresenta Jesus Cristo...que piada!!!
Alexandre Lopes Dias (padre casado/Curitiba)- ale03@ibest.com.br

Anônimo disse...

No mesmo rumo da conversa, até anterior a essa, o Pe. Zezinho comenta sobre a entrevista que Pe. Marcelo Rossi deu a Veja de 17 de abril de 2011 teve ali um triste exemplo de imaturidade e do que significa sentir-se mais eminente do que se é. É o tipo de entrevistas que deveria ser lida e analisada em todos os seminários e movimentos católicos para os futuros pregadores aprenderem como não ser nem fazer quando tiverem nas mãos um microfone. Chega a ser patética... - diz Pe. Zezinho no artigo de 16/05/2011: A ERA DAS PEQUENAS EMINËNCIAS em http://www.padrezezinhoscj.com/novosite/palavra.php?id=176

Davi Teixeira disse...

O texto "E a igreja se fez show" escrita pelo professor Cesar Kusma, nos mostra a decadência moral que passamos atualmente em nossa igreja, pessoas que são artistas frustrados e que através de uma ordenação sacerdotal aproveitam para lançar sua carreira de "pop star". Mas ficam devendo e muito em verdade filosófica.
Esses padres midiáticos, que ostentam uma pompa e luxo que destoa com a vida de Cristo,mas que pelo fato de "angariarem" espectadores são mostrados e enaltecidos pela igreja, que confunde fiéis com fãs de padre artistas.
Não prego a teologia da miséria, mas sim a essência da vida de Cristo que era a humildade e a posição contrária ante as injustiças sociais, e me perdoem os "Michael Jackson" de batina, mas está muito longe de que esses padres vazios sejam representantes de Cristo como se intitulam.
Parabéns Cesar pelo texto e parabéns a qualquer um que disseminar esse texto também.