22 novembro, 2011

Negras e negros na Bíblia? - Por Edmilson Schinelo

Em primeiro lugar, porque seguimos acreditando que o Deus da Bíblia faz opção pelas pessoas e pelos grupos mais marginalizados. Em nossa sociedade, as mulheres, as pessoas negras e indígenas continuam sendo as maiores vítimas da gritante exclusão social. Com elas aprendemos a resistir. Em segundo lugar, porque queremos e podemos descobrir as raízes negras do povo hebreu e de toda a Bíblia. De fato, antes de ser européia, a Bíblia é afro-asiática. Não negamos a contribuição européia ao nosso continente, queremos seguir trocando saberes com o chamado "Velho Continente". Mas denunciamos o cristianismo branco e opressor, com teologias que chegaram ao absurdo de justificar a escravidão negra (feita pelos brancos) e que continuam, muitas vezes, negando nossas raízes.
Não queremos fazer isso apenas pinçando textos bíblicos nos quais apareçam personagens africanas. Este até pode ser o primeiro passo, um exercício necessário e interessante. Mas é preciso mais do que isso, é preciso olharmos toda a Bíblia na perspectiva da negritude. Porque essa é nossa experiência, ainda que negada: vivemos num país onde metade da população é afro-descendente. "Coincidentemente", é a metade mais pobre.
Que aceitemos o desafio de mergulharmos na Bíblia e na vida com nosso olhar afro-descendente. Afinal, por muitos séculos, fizemos isso apenas com o olhar europeu. Erramos e acertamos, agora vemos que é preciso mais. Ou manteremos a opção, muito mais cômoda e bem menos questionadora para nossa sociedade preconceituosa e racista, de continuar enxergando apenas um Jesus loiro, de olhos azuis e cabelos cacheados? Leia na íntegra

Um comentário:

Edson disse...

Prezados (as), Meu nome é Edson G.F., Sou protestante, e por algum tempo ou será em todo tempo penso como os europeus; e toda a nossa estrutura linguística faz parte deste domínio. Sou negro; afro-descendente, porém, europeu por morar em uma grande colônia Européia. A minha pergunta é como poderemos nos afastar destes nós, proporcionados pela história? Estabelecendo novas normas de convivência tendo por instrumento o mecanismo que nos foi imposto; historicamente sabido. Todo e qualquer sociólogo sabe que um dos maiores instrumentos de dominação na história dos povos é a língua. Vejam que os povos do oriente tinham esta prática; assumida por Alexandre o grande; de maneira que, existe alguma coisa de novo nestas praticas de dominação Européia. Creio ser esta é minha crítica ou melhor minha forma de manifestar-me, mas, é claro, com vossas permissão. Abç. Força para salgar.