25 janeiro, 2012

ONU vai denunciar violação de direitos humanos no Pinheirinho

A Organização das Nações Unidas (ONU) vai denunciar hoje a violação de direitos humanos no Pinheirinho e lançar um "apelo urgente" para que as autoridades interrompam a atuação em São José dos Campos. A relatoria da entidade pedirá explicações sobre as ocorrências na região e alertará para violação de direitos humanos ao se usar polícia e confronto na reintegração. A iniciativa é da relatora para o Direito à Moradia, a brasileira Raquel Rolnik. Entre os instrumentos a seu dispor, a relatora pode lançar um apelo público a um governo, uma forma de chamar a atenção internacional para o caso.
A ação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, iniciada no domingo (22), na Ocupação Pinheirinho, em São José dos Campos, é o retrato da irresponsabilidade, truculência e covardia do prefeito da cidade e do governo do Estado de São Paulo.
Ontem em diversas cidades do Brasil ocorreram manifestações em apoio aos moradores da ocupação Pinheirinho. Em Maríngá  o ato público aconteceu no Terminal Urbano de Maringá participaram: CSP-Conlutas, PSTU, PSOL, Anel, Intersindical, DCE, Movimento por Moradia, Sesduem e MST.

Nenhum comentário: