Querido(a) jovem!
Estou feliz ao escrever esta carta pensando em você.
Começo fazendo uma pergunta. Você é feliz?
Você está contente com o mundo, com a sociedade, com a situação de muitos jovens, de muitas famílias?
Você sente desejo de mudanças, de transformação?
Eu penso que você tem os mesmos sentimentos que eu neste momento.
Eu estou muito preocupado com tudo isso, de maneira especial com você, querido(a) jovem. Mas eu sei que não adianta lamentar, precisamos fazer alguma coisa juntos. Por isso eu te convido a somar com outros milhares de jovens, buscar caminhos novos.
Este ano o Dia Nacional da Juventude traz essa pergunta: Qual vida vale a pena ser vivida?
Com certeza você tem muitas respostas. Gostaria de te dizer também, que estamos em contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude no Rio em 2013. Você não pode ficar fora disso tudo. Então precisamos nos unir!
Para que a nossa união seja verdadeira, recordo as palavras do jovem de Nazaré:
"Eis que eu estarei com vocês todos os dias até o fim do mundo".
Temos um amigo especial que caminha conosco. Ele traz um estilo de vida que tem tudo a ver comigo e com você.
A primeira coisa que Ele fez foi acolher a todos, amando a cada um. Depois Ele chamou doze homens para serem seus discípulos e colaboradores e deixou como missão fazer com que todos se tornassem também discípulos e discípulas, seguindo os seus ensinamentos.
Eu penso que é isso que está faltando hoje: seguir Jesus e seus ensinamentos. O maior de todos os ensinamentos é o mandamento do amor. Amar e ser amados. Os jovens têm essa força transformadora que é a capacidade de amar.
Por isso querido (a) jovem, você sabe que amar não é um sentimento passageiro, ou satisfação dos desejos pessoais, ou mesmo a busca do prazer pelo prazer. Um dos maiores discípulos de Jesus, chamado Paulo, diz que o amor não é invejoso, não guarda rancor, não julga falso, não discrimina, o amor é paciente, o amor é compassivo, o amor vai além das aparências, o amor é a maior de todas as virtudes. O amor, portanto, é exigente, custa esforço, perseverança, entusiasmo.
A minha felicidade e a tua é ver o outro feliz. Somente seremos capazes de amar se, em primeiro lugar, experimentarmos o amor que Deus tem por mim e por você. Deus nos ama imensamente, e isso nos basta.
Então deixe de lado o passado, as coisas negativas e recomece tudo como se fosse o primeiro e o último dia de sua vida. Venha somar conosco. Cristo te chama e te abraça sempre! Deixe-se amar por Ele. Venha fazer parte desta corrente de jovens que são felizes pelas escolhas feitas, às vezes, com muitas dificuldades, lutando contra as ondas do mundo que passam e só deixam a destruição.
Eu sei que tudo na vida tem seu lado positivo, porém não se esqueça que o negativo sempre é mais atraente. A decisão é tua. O caminho é um só: Jesus. Ele não precisa de mim e nem de você, somos nós que precisamos Dele. Conte com Ele sempre! Quero ser seu amigo e companheiro de caminhada! Deus te abençoe!
Seu Amigo,
Dom Anuar Battisti
Arcebispo de Maringá