31 outubro, 2012

Horários de missa para o dia de Finados nos cemitérios de Maringá

A Arquidiocese de Maringá divulga os horários das celebrações do dia de Finados (02 de novembro). Serão celebradas missas no Cemitério Municipal e no Cemitério Parque. Dom Anuar presidirá duas celebrações
Missas no Cemitério Municipal de Maringá
8h – Paróquia Nossa Senhora Aparecida
09h - Paróquia Menino Jesus de Praga e São Francisco Xavier 
10h - Paróquia Santo Antônio
11h - Paróquia São Mateus
12h - Paróquia Pessoal para japoneses São Francisco Xavier
14h - Paróquia São José Operário
15h - Paróquia Santa Rita de Cássia
16h - Paróquia da Catedral Nossa Senhora da Glória
17h – Esta celebração será presidida pelo Arcebispo Dom Anuar Battisti
 Missas no Cemitério Parque
09h – Paróquia Santa Isabel de Portugal – esta celebração será presidida pelo Arcebispo Dom Anuar Battisti
16h – Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Preconceito contra o PT

Do site do Rigon
Há em Maringá um ‘preconceito burro’ contra o PT. A propósito veja comentário do leitor em outra postagem: Eu acho tão engraçado este povo descer o cacete no PT… Estamos no terceito mandato no governo federal… Não é segredo pra ninguém que este partido mudou o país com seus projetos que beneficiam, principalmente, os mais pobres. Tem um bando de pé rapado que vem aqui falar mal do PT, mas provavelmente hoje tem uma casa que é financiada pelo projeto Minha Casa, minha vida… ou um carro também financiado e beneficiado com a redução do IPI… ou já usou uma UPA que é construída com recursos do governo Dilma assim como os postos de saúde da cidade. Tem até os(as) manés que estão estudando numa universidade particular com bolsa do ProUni e tem o displante de falar mal da Dilma. Sem contar o acesso que tiveram nos ultimos anos aos bens de consumo, a uma vida mais justa… Quantos estão empregados.. vejam o índice de desemprego no país hoje e como estava há 10 anos atrás. Agora vem aqui dizer que o PT é isso, o PT é aquilo… o Pupin só se elegeu graças às obras do governo federal que foram feitas nesta cidade. O PT governou Maringá quando o governador era o Lerner e o presidente era FHC, num momento de intensa crise interna e externa e mesmo assim conseguiram verdadeiras proezas, como o pagamento das contas do Gianoto (que era do partido do Pupin) e do Paolicchi (indicado do Ricardo Barros). (sic)
Meu comentário: Alguns moralistas falam com votam no PT por causa do mensalação, mas não sabem ou não querem ver, que a administração Barros/Pupin usou método similar para cooptar os 11 vereadores da turma do amém. Vejam por exemplo, quando W. andrade ameaçou assinar a CPI da saúde, dizendo que conversaria com o prefeito e se não fosse atendido… A aprovação dos 40 anos para o transporte coletivo teria rendido alguns $$$, e em muitas outras situações. A diferença é que vereador é bem mais barato e alguns se vendem apenas pelo financiamento da campanha para reeleição e alguns cargos na prefeitura. Estou concordando com método? Não. Acho que as condenações dos réus do mensalação são exemplares. Que os condenados paguem na cadeia. Mas não venham com este argumento de que votaram em Pupin, contra o mensalação. Votaram por interesses, a grande maioria. Outros por burrice mesmo, burrice preconceituosa contra o PT. PT que de santo não tem nada, é tão igual aos outros partidos, com a diferença que é mais cobrado. Se Enio for o prefeito, e deverá ser, será fiscalizado e tenho certeza que não imitará o antecesssor. De nossa parte, seremos fiscais implacáveis e certamente teremos outros, como Milton Ravagnani, Pinga Fogo, O Diário como um todo.
PS: Não sou PT, nem filiado, nem militante. Sou eleitor, cidadão, contribuinte zeloso com meu dinheiro. Não gosto de ser roubado, não roubo (aproveito dinheiro do contribuinte). Em Maringá, quem muito’receptador de dinheiro público’ mal aplicado.
Akino Maringá, colaborador

Os Servidores Municipais merecem respeito – por Paulo Vididal

Quero compartilhar com vocês uma reflexão sobre o resultado da eleição e o que isso representa para nós servidores. Importante dizer que não é meu objetivo defender ou atacar A ou B, longe disso. Reconheço que a vontade de escrevê-lo surgiu após ouvir o relato de servidores sobre situações as quais tem sido submetidos 
em seus locais de trabalho e suas indagações sobre que virá pela frente.
Para essa reflexão é importante trazer à luz o artigo169 do Estatuto do Servidor que diz assim:
“Art 169: São deveres do servidor: I- exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo; II- ser leal às instituições a que servir;”
Ou seja, exercer as funções com zelo e dedicação é nossa obrigação fundamental, isso é importante. Cumprir com nossas obrigações de servidores é a melhor resposta que podemos oferecer contra qualquer tipo de perseguição e injustiça.
A população que recebe nossos serviços essa sim é o patrão do servidor. E mais, o cargo de prefeito deve ser visto como um funcionário tanto quanto qualquer outro servidor, guardadas as devidas diferenças. Por exemplo, diferenças de responsabilidades. É ele que vai administrar a “máquina” que o servidor diariamente põe em funcionamento. Prova de que o prefeito é um funcionário assim como nós é que o salário dele, assim como o nosso, vem dos impostos pagos pelo contribuinte.
Sim, os servidores vão continuar fazendo sua parte e continuarão esperando o respeito por parte da administração. Dou um exemplo recente de desrespeito. Uma chefia durante toda a campanha usou, no local de trabalho, o famoso boton 3D do seu candidato. Não bastasse isso após a eleição e com a vitória de seu candidato, no ambiente de trabalho, comemora aos gritos e em tom provocativo: “É onze, é onze, vão ter que engolir”. Ou seja, além de fazer política no local de trabalho usa de ironia para com os servidores que ousam pensam de forma diferente. Para poupá-la de uma exposição ao ridículo não citarei o local onde isso está acontecendo. Mas posso confirmar a seu superior se for perguntado. Quem sabe seus superiores possam lhe advertir que esse não é o comportamento condizente com a administração pública que deve ser pautada nos princípios constitucionais da ética, da moralidade e por que não dizer da urbanidade prevista no estatuto do servidor.
Colegas, prefeitos vem e vão. Nós servidores ficamos. Não aceite injustiças e não alimente expectativas, pois nossos direitos e o respeito não nos são dados, mas sim conquistados.
De cabeça erguida, vamos em frente.

PUCPR Pensa Economia e Negócios com João Pedro Stédile

Câmpus Maringá promove evento, com o tema Produção no Campo e o Desenvolvimento Sustentável, no dia 6 de novembro, às 19h

Os cursos de Administração e Filosofia do Câmpus Maringá da PUCPR promovem o PUCPR Pensa Economia e Negócios com o tema Produção no Campo e o Desenvolvimento Sustentável. O palestrante é João Pedro Stédile, um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Ele também é autor da coleção “A questão agrária no Brasil” entre outros livros sobre a realidade brasileira e latino-americana. O evento acontece na próxima terça-feira (6), às 19h, no auditório Dom Murilo KriegerA participação é aberta a comunidade e as inscrições podem ser realizadas com envio de nome completo para o e-mail: ewerton.correa@pucpr.br.

30 outubro, 2012

Dia dos Finados e a Fé - Dom Orlando Brandes


Estamos no Ano da Fé. Esta é a luz que ilumina o dia dos finados. Na fé podemos dizer: “minha morte será o dia mais feliz da minha vida” (P Haring). A celebração do dia dos mortos é uma oportunidade impar para uma catequese sobre a fé. Tudo que realizamos neste dia tem sua fonte na fé. As velas acesas são símbolo da fé e das boas obras que nunca se apagam. Jesus é a luz sem ocaso. Vamos refletir sobre a fé e o dia dos finados.
Primeiro, fé na ressurreição. Nossa morte é nossa páscoa. Para o cristão não existe só a morte. Somos testemunhas da fé na ressurreição. Assim, o dia dos mortos é dia de confissão de fé na vida eterna, no céu, no futuro, na ressurreição, na esperança. Cremos um dia estar com Cristo no céu.
Segundo, fé na comunhão dos santos. Nossa fé não permite crença na...continue lendo...

29 outubro, 2012

Por Dom Edmar Peron



Amigos(as) da Arquidiocese de Maringá: PAZ (apesar do 2º turno!).
Estarei novamente em Maringá; agora para os 70 anos da mãe. Para os que quiserem - e puderem - matar as saudades, rezaremos a missa do aniverssário na Paróquia Santo Antonio de Pádua, dia 1º de novembro, às 19h; no dia 2, às 7h, presidirei a missa na Capela do Rainha da Paz, rezando especialmente pelos falecidos sepultados naquele cemitério. Abraços a todos(as).

A fome: desafio ético e político

Por causa da retração econômica provocada pela atual crise financeira, o número de famintos, segundo a FAO, saltou de 860 milhões para um bilhão e duzentos milhões. Tal fato perverso impõe um desafio ético e político. Como atender às necessidades vitais destes tantos milhões e milhões?
Historicamente, este desafio sempre foi grande, pois a necessidade de satisfazer demandas por alimento nunca pôde ser plenamente atendida, seja por razões de clima, de fertilidade dos solos ou  de desorganização social. À exceção da primeira fase do paleolítico, quando havia pouca população e superabundância de meios de vida, sempre houve fome na história. A distribuição dos alimentos foi quase sempre desigual.O flagelo da fome não constitui, propriamente, um problema técnico. Existem técnicas de produção de extraordinária eficácia. A produção de alimentos é superior ao crescimento da população mundial. Mas eles estão pessimamente distribuídos. Cerca de 20% da humanidade dispõem para seu desfrute de 80% dos meios de vida. E 80% da humanidade devem se contentar com apenas 20% deles. Aqui reside a injustiça.O que ocasiona esta situação perversa é a falta de...continue lendo... 

Monkei see, monkei do! - Pe. Pedro Odair Machado


Certas decisões ou orientações que muitos dos filhos (as), adolescentes ou mesmo jovens e, também muitos dos adultos optam para suas vidas, não são de uma convicção pessoal, mas podem ser resultado de influências. Somos influenciados constante e inconscientemente!
A teoria do evolucionismo que se fundamenta em “Monkei see, Monkei do”, isto é, “macaco vê, macaco faz” afirma que o ser humano tem a tendência de fazer o que vê os outros a fazer. Segundo alguns estudiosos...continue lendo...

28 outubro, 2012

É triste o resultado do 2º Turno em Maringá


Às vezes, eu tenho palavras para falar de tudo, mas nesse momento... com a vitória de Pupim/Barros  a cidade de Maringá terá mais quatro anos sem que o Poder Executivo exerça a verdadeira política. Por que política se faz conversando e discutindo, não gritando..., política se faz ouvindo e somando, não subtraindo...., Por que política se faz para o bem comum de todos, não para um grupo... .

Acompanhe o 2º turno

Acompanhe a apuração do 2º turno aqui

Geraldo Vandré - Pra não dizer que não falei das Flores

26 outubro, 2012

Vejam os novos materiais da campanha pela Reforma Política no Brasil

A Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político e o Movimento de Combate à Corrupção - MCCE lançaram na semana passada, novos materiais sobre a Iniciativa Popular da Reforma Política. Uma cartilha e dois vídeos informam e formam a população sobre os argumentos que permeiam a defesa de um novo sistema político no Brasil.
O grupo faz parte de uma mobilização nacional pela Reforma do Sistema Político que visa conseguir 1,5 milhão de assinaturas para a proposta de Lei de Iniciativa Popular pela Reforma do Sistema Político, assim como foi feito com o projeto Ficha Limpa. Assine aqui.
Conheça os materiais da campanha:


Sugestão de leitura

Como sugestão de leitura apresento 3 texto:
- Respostas novas diante de novas situações

25 outubro, 2012

Vale a pena ler - resposta do padre Sidney Fabril

Em relação à questão do aborto, é importante entender que o Código Civil Brasileiro proíbe o aborto e é considerado crime. Para mudar o Código Civil é preciso colocar uma lei no Congresso Nacional. Se um dia aprovarem a descriminalização do aborto, a culpa será dos deputados federais e senadores. E depois quem for presidente pode sancionar ou vetar. Acontece que o Congresso não tem coragem de colocar essa lei porque, graças a Deus, o povo brasileiro é contra o aborto.
Em todos os partidos há pessoas a favor do aborto. Mesmo sendo crime tem um monte de gente que faz e vai ter que pagar diante de Deus se não pagar diante dos homens. Não é prefeito que decide sobre o aborto e nem um partido, é o Congresso.
Quem fala pela Igreja no Brasil é a CNBB e não qualquer grupo ou algum padre fanático, que fica sendo mais respeitado do que os nossos bispos.Essa questão já surgiu na eleição presidencial e a CNBB se pronunciou e não citou nenhum nome de partido. Quem está trazendo isso prá eleição municipal é maldoso e age de má-fé. Mais triste é ver líderes da nossa Igreja tão alienados que se deixam levar.
Sujeira mesmo a cidade iria ter se tivesse sido aprovada a construção de usina de incineração de lixo; aí sim o ar iria ficar bem poluído.
Sujeira é gastar 700 reais por hora com propaganda e não pagar melhor os médicos para atender a população.
Sujeira é fazer um contrato praticamente sigiloso por praticamente 40 anos com a única empresa de transporte coletivo.
Sujeira é tentar impedir os mais pobres de construírem casas geminadas para favorecer as grandes construtoras nacionais e locais que mandam na cidade.
Sujeira é querer aumentar abusivamente o salário do prefeito, do vice, dos secretários e dos vereadores.
Eu vi a Igreja em Maringá bem longe disso tudo. Portanto, a nossa Igreja não está envolvida em sujeira nenhuma.”

Dom Pedro Casaldáliga: ‘O problema é ter medo do medo’

O bispo emérito de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga, conta nesta entrevista ao sítio Quem tem medo da democracia? QTMD -um pouco das suas vivências, falando sobre o contexto do Estado do Mato Grosso e do Brasil na atualidade. Fala também da importância das ações sociais que são desenvolvidas e do descaso com a Causa Indígena.
A voz é baixa, o corpo já não permite lutar no front, mas a lucidez do catalão D. Pedro Maria Casaldáliga, bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, é capaz de constranger. Por várias vezes quase assassinado, devido à sua opção pela defesa dos pequenos e o conflito com os grandes, D. Pedro ainda recebe ameaças.
Confira aqui a  entrevista de Ana Helena Tavares e publicada por Quem tem medo da democracia?

24 outubro, 2012

Maringá precisa de mudança, já passou da hora de dar um basta no reinado de muitos


Qualquer eleitor/a da cidade de Maringá, mesmo os de 16 anos, que tiver um pouco de conhecimento da história política de Maringá e da atuação da atual administração deveria  votar em Enio Verri (PT). 

Maringá precisa de mudança, já passou da hora de dar um basta no reinado de muitos e de tantos outros que esperam levar vantagem com a continuação.

Votar no candidato Carlos Roberto Pupin (PP) é votar para a continuidade de uma administração arrogante que foi capaz de desistruturar cooperativas de reciclagem, sendo contra a reciclagem do lixo e a favor da instalação de usina de incineração, desobedecendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Pupin  fou o único candidato que não assionou o termo de compromisso contra a instalação da usina de incineração, proposto pelo Fórum Lixo e Cidadania. Votar no candidato da atual administração é votar para a continuidade  de uma administração arrogante que foi capaz de fazer um contrato absurdo com a TCCC. É apoiar uma administração arrogante que a todo custo tentou restringir à construção de casas geminadas privilegiando os grandes empreiterios e os financiadores de campanhas políticas. Votar no candidato da atual administração é comungar com suas artimanhas como a de assumir a prefeitura como fez em 2008 e neste ano de 2012. Não dar para ter dúvidas que os 100 dias assumido na prefeitura este ano foi para levar vantagens na campanha, mesmo sendo proibido pela legislação eleitoral. Por isso, o candidato não está totalmente liberado, ainda depende da decisão do Tribunal Superior e os seus votos poderão ser anulados pela Justiça.
Vote Enio Verri – vote 13

Divulgado relatório sobre a liberdade religiosa no mundo

Foi apresentado nesta semana, em Roma, o “Relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo 2012”, realizado pela Fundação “Ajuda à Igreja que Sofre”. Nota-se, através dos dados, que a situação está piorando em relação ao recente passado e que são sobretudo as comunidades cristãs, mas não somente, as que sofrem graves discriminações, que muitas vezes desembocam em agressões e violências...continue lendo...

CIMI desmente suicídio coletivo de indígenas

O Conselho Indigenista Missionário (CIMI) publicou uma nota em seu site onde desmentiu um suposto suicídio coletivo de indígenas das tribos Kaiowá e Guarani, de Pyelito, no Estado do Mato Grosso do Sul. O CIMI atribui a divulgação da notícia na imprensa e redes sociais a uma interpretação equivocada da expressão “morte coletiva” utilizada em carta divulgada pelos indígenas.
O CIMI esclarece que quando os Kaiowá e Guarani usaram a expressão “morte-coletiva”,_que é diferente de suicídio coletivo_, se referiam ao contexto da luta pela terra. Isto é, se eles forem forçados a sair de suas terras pela Justiça ou por pistoleiros contratados por fazendeiros, estariam dispostos a morrer todos nela, sem jamais abandoná-la, pois vivos não sairiam do chão de seus antepassados.Por outro lado, o CIMI esclarece que o suicídio entre os índios Kaiowá e Guarani ocorre, já há algum tempo, sobretudo entre os jovens. Entre 2003 e 2010 foram 555, motivados porém, por situações de confinamento, falta de perspectiva, violência, afastamento das terras tradicionais e vida de acampamento às margens de estradas. Nenhum dos referidos suicídios ocorreu de maneira coletiva, organizada ou anunciada. Leia a carta dos indígenas na íntegra aqui

Para refletir

"A educação faz um povo fácil de ser liderado, mas difícil de ser dirigido; fácil de ser governado, mas impossível de ser escravizado". (Henry Peter)

23 outubro, 2012

Escola de Teologia para Leigos de Maringá promove simpósio sobre profetismo e Profeta Jeremias

A Escola de Teologia para Leigos de Maringá promove nos dias 25 e 26 de outubro (quinta e sexta) o simpósio sobre profetismo e Profeta Jeremias. Será no Centro de Pastoral Arquidiocesano (CEPA) com início às 19h30. As palestras serão feitas pelo doutor Luiz Alexandre Solano Rossi. As inscrições custam R$20.

Do facebook


Nota de José Dirceu - a respeito do julgamento do STF

NUNCA FIZ PARTE NEM CHEFIEI QUADRILHA

Mais uma vez, a decisão da maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal em me condenar, agora por formação de quadrilha, mostra total desconsideração às provas contidas nos autos e que atestam minha inocência. Nunca fiz parte nem chefiei quadrilha.

Assim como ocorreu há duas semanas, repete-se a condenação com base em indícios, uma vez que apenas o corréu Roberto Jefferson sustenta a acusação contra mim em juízo. Todas as suspeitas lançadas à época da CPI dos Correios foram rebatidas de maneira robusta pela defesa, que fez registrar no processo centenas de depoimentos que desmentem as ilações de Jefferson.

Como mostra minha defesa, as reuniões na Casa Civil com representantes de bancos e empresários são compatíveis com a função de ministro e em momento algum, como atestam os testemunhos, foram o fórum para discutir empréstimos. Todos os depoimentos confirmam a legalidade dos encontros e também são uníssonos em comprovar que, até fevereiro de 2004, eu acumulava a função de ministro da articulação política. Portanto, por dever do ofício, me reunia com as lideranças parlamentares e partidárias para discutir exclusivamente temas de importância do governo tanto na Câmara quanto no Senado, além da relação com os estados e municípios.

Sem provas, o que o Ministério Público fez e a maioria do Supremo acatou foi recorrer às atribuições do cargo para me acusar e me condenar como mentor do esquema financeiro. Fui condenado por ser ministro.

Fica provado ainda que nunca tive qualquer relação com o senhor Marcos Valério. As quebras de meus sigilos fiscal, bancário e telefônico apontam que não há qualquer relação com o publicitário. 

Teorias e decisões que se curvam à sede por condenações, sem garantir a presunção da inocência ou a análise mais rigorosa das provas produzidas pela defesa, violam o Estado Democrático de Direito. 

O que está em jogo são as liberdades e garantias individuais. Temo que as premissas usadas neste julgamento, criando uma nova jurisprudência na Suprema Corte brasileira, sirvam de norte para a condenação de outros réus inocentes país afora. A minha geração, que lutou pela democracia e foi vítima dos tribunais de exceção, especialmente após o Ato Institucional número 5, sabe o valor da luta travada para se erguer os pilares da nossa atual democracia. Condenar sem provas não cabe em uma democracia soberana.

Vou continuar minha luta para provar minha inocência, mas sobretudo para assegurar que garantias tão valiosas ao Estado Democrático de Direito não se percam em nosso país. Os autos falam por si mesmo. Qualquer consulta às suas milhares de páginas, hoje ou amanhã, irá comprovar a inocência que me foi negada neste julgamento. 

São Paulo, 22 de outubro de 2012

José Dirceu

Eleição 2012 - Por Pe. Léo


Por Padre Leomar Antonio Montagna

Olá amigos e amigas do município de Maringá,
Encaminho alguns dados para reflexão em vista do segundo turno das eleições municipais.
Penso, com isso, estar fazendo minha parte em defesa de políticas públicas de um governo para o bem comum e não só de um grupo restrito e de grandes grupos econômicos.

Importante: O candidato da atual administração é o único que não assinou o termo de compromisso contra a instalação da usina de incineração, proposto pelo Fórum Lixo e Cidadania. A possibilidade da eleição de candidato da atual administração é uma ameaça à população que não quer a queima do lixo e sim a reciclagem. Corremos o risco de ver ir por água à baixo a luta da Igreja Católica, outras Igrejas e Movimentos que se manifestaram contra a instalação de tal usina.

Informações que seguem a imprensa não mostra, pois, vejam quanto a atual gestão tem gastado em propaganda por ano:
R$ 7.000.000 milhões por ano
R$ 18.000 mil por dia
R$ 700 por hora
Com isso outras áreas ficaram prejudicadas e as pessoas mais fragilizadas abandonadas e dependendo da caridade alheia.

Outros itens que temos que observar:

COLETA SELETIVA: O candidato da atual administração não cumpriu a promessa de ampliar a coleta seletiva e desestruturou as cooperativas de reciclagem. Até 2004, a cidade contava com seis cooperativas. Atualmente só três funcionam e, ainda, com dificuldade e sem o necessário apoio da Prefeitura.

QUEIMA DO LIXO: O candidato da atual administração desobedeceu a Política Nacional de Resíduos Sólidos e tentou instalar na cidade uma usina de incineração. Eles só mudaram de opinião em razão do ano eleitoral e da manifestação da Igreja Católica.

CONTRA CASAS GEMINADAS: O candidato da atual administração criou projeto para dificultar e proibir a construção das casas geminadas. A medida iria beneficiar os grandes construtores de apartamentos e prejudicar direito adquirido das famílias. Graças ao apoio da Igreja e também por conta do ano eleitoral, a proibição foi revogada. Por isso, a possibilidade da eleição do candidato da atual administração é uma ameaça à construção das casas geminadas.

APOIADO POR VEREADORES REJEITADOS: Também é importante destacar que dos 11 vereadores da base aliada, o grupo de apoio do Prefeito na Câmara, todos perderam votos, apenas três se reelegeram. Eles foram rejeitados pela população justamente porque defenderam a incineração, votaram contra a construção das casas geminadas e, ainda, a favor dos super salários.

CANDIDATURA INDEFINIDA: O candidato da atual administração assumiu a Prefeitura dentro dos seis meses que antecederam a eleição de 2008 e agora em 2012. Neste ano ele assumiu por 100 dias com o único objetivo de dar visibilidade para a sua campanha, o que é proibido pela legislação eleitoral. Em função disso, sua candidatura está sendo questionada na Justiça e ainda depende de decisão do Tribunal Superior Eleitoral. Ou seja, o candidato ainda não está totalmente liberado e todos os seus votos poderão ser anulados pela Justiça.

DEBATES: Por fim, faz bem sugerir que a população acompanhe os debates que estão programados. Segunda-feira na Record, terça-feira na Band, quinta-feira no SBT e sexta-feira na Rede Globo. Até o momento candidato da atual administração confirmou presença apenas no debate de segunda-feira, na Record, que terá início às 23h. Ou seja, dá sinais de que está fugindo do debate para não perder votos, impedindo assim que o eleitor analise os candidatos ao vivo, sem os truques e jogadas do marketing. O debate é importante para o eleitor ver quem está mais capacitado para administrar Maringá. Quem não participar tem que se explicar.

Boa reflexão e bom final de semana.
Desejo muitas bênçãos de Deus a todos.
Pe. Léo

Obs: Em vista das considerações acima, convido-os a votar Ênio, votar 13.

A triste realidade da Saúde pública de Maringá



Parte do vídeo da CPI dos Leitos, realizada pela Assembleia Legislativa do Paraná, que se referem a Maringá. Mostra o caso de uma senhora de idade que quebrou o fêmur e faleceu após esperar 16 dias por uma cirurgia no Hospita Universitário. No final do vídeo, as imagens mostram a paciente sendo retirada às pressas, devido à chegada dos deputados da CPI. O vídeo integral foi disponivilizado pela Alep aqui

19 outubro, 2012

Dia Nacional da Juventude será comemorado no domingo (21)

Jovens de Maringá e municípios da região vão celebrar no próximo dia 21 outubro mais uma edição do Dia Nacional da Juventude (DNJ). Shows, missa e teatro estão na programação do evento que faz parte da preparação para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013. As atrações serão na paróquia Nossa Senhora do Rosário, no Conjunto Requião em Maringá.
Organizado pela Pastoral da Juventude, em parceria com o Setor Juventude, o DNJ terá início a partir das 13h com a recepção dos jovens e animação do DJ Ed Maria. A abertura oficial será às 14h. Dom Anuar Battisti presidirá a celebração da Santa Missa às 15h.
Na sequência, o Ministério de Música Aliança subirá ao palco e logo depois será a vez do show do cantor católico, de Curitiba, Rafael Jesus. O DNJ 2012 ainda terá apresentações de teatro do Ministério de Artes Renascer (M.A.R.) e um momento em que o arcebispo vai promover um bate-papo com a juventude.
Juventude e Vida!
O Dia Nacional da Juventude foi criado em 1985. Desde então, jovens de todas as regiões do país organizam atividades, no mês de outubro, para comemorar a data. Neste ano, em sintonia com a Campanha da Fraternidade, o lema é uma pregunta, “Qual vida vale a pena ser vivida?”. A iluminação bíblica foi extraída de João 10, 10, “Eu vim para que todos tenham vida”.
Dia Nacional da Juventude
Domingo, 21 de outubro
Das 13h às 20h
Paróquia Nossa Senhora do Rosário
Conjunto Requião, Maringá
Programação
13h00 Acolhida / Animação DJ Ed Maria
14h00 Abertura
14h20 Bate-papo de dom Anuar Battisti com a juventude
15h00 Santa Missa
16h30 Teatro - Ministério de Artes Renascer
17h00 Show com Ministério Aliança
18h00 Show com Rafael Jesus
20h00 Encerramento

Provas do Vestibular de Verão 2013 da PUCPR serão neste domingo

Portões de acesso às salas fecham 12h40. Atenção: começa na mesma data o horário de verão. Acerte o seu relógio
 Provas do Vestibular de Verão 2013 da PUCPR serão realizadas neste domingo (21), das 13 às 19h, nos Câmpus Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo. Os portões de acesso às salas onde o exame será realizado fecham às 12h40, 20 minutos antes do início. A Universidade recomenda chegar ao local de provas com uma hora de antecedência.
ATENÇÃO: O horário de verão começa na madrugada de sábado (20) para domingo (21). Acerte o seu relógio!
ensalamento está disponível, a partir desta quinta-feira (18), no site da PUCPR: www.pucpr.br. O cartão resposta e a prova de redação devem ser preenchidos com caneta esferográfica de ponta grossa e tinta preta ou azul.
A prova objetiva será composta de 70 questões, distribuídas entre as disciplinas de História, Matemática, Biologia, Química, Filosofia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Física e Geografia. A redação deve conter no mínimo 15 e no máximo 20 linhas.

17 outubro, 2012

DNJ - DIA Nacional da Juventude - Arquidiocese de Maringá

Jelson Oliveira lança o livro Sabedoria Prática no Câmpus Maringá da PUCPR

Doutor em Filosofia fala sobre necessidade de viver filosoficamente, de cultivar o amor e conservar amigos

O coordenador do curso de Filosofia do Câmpus Curitiba da PUCPR, Jelson Oliveira, lança, nesta sexta-feira (19), às 9h30, o livro Sabedoria Prática no Câmpus Maringá da PUCPR. Editado pela Editora Champagnat, a obra apresenta a sabedoria como uma capacidade de empregar a razão para alcançar o bem e a verdade, com o fim de dirigir as condutas humanas da melhor maneira possível, orientando-as para a felicidade.
Para isso, o autor fala da necessidade de viver filosoficamente, de cultivar o amor e conservar amigos, valorizar as diferenças, comprar menos, viver conforme a natureza e aprender a morrer.
Em seis capítulos, a obra traça um panorama dos principais desafios da vida contemporânea, que através da visita a várias teses dos filósofos da tradição, transforma esses assuntos da filosofia em conteúdo de vida. Trata-se de repensar a forma de habitar o mundo através da sabedoria prática (phonesis), um dos conceitos mais antigos da filosofia. O livro foi lançado na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo e também em Curitiba.
Jelson Oliveira em fevereiro de 2010 esteve em Maringá assessorando o Seminário das CEBs da Província Eclesiástica de Maringá que compreendem Arquidiocese de Maringá e as Dioceses de Campo Mourão, Paranavaí e Umurama. O tema por ele trabalhado foi Ecologia.
 
Jelson Oliveira é professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É coordenador do curso de Filosofia da mesma Universidade. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999), especialização em Sociologia Política e mestrado em História da Filosofia Moderna e Contemporânea pela mesma Universidade (2004). É doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos, com pesquisa sobre a Amizade em Nietzsche.

Os jogos da fome

“Apesar de tudo que falam, a fome não tem tanto a ver com secas, conflitos bélicos etc.; mas com os que controlam e ditam as políticas agrícolas e alimentares e em mãos de quem estão os recursos naturais (água, terra, sementes…)”. O comentário é de Esther Vivas em artigo traduzido e publicado pelo sítio da Adital.
Segundo ela, “o monopólio do atual sistema agroalimentar por um punhado de multinacionais, com o apoio de governos e instituições internacionais, impõe um modelo de produção, distribuição e consumo de alimentos a serviço dos interesses do capital”. Confira aqui o artigo

A incoerência entre o discurso e a prática

Conheci o Luizinho na greve geral dos servidores em 2006, ocorrida na administração Silvio e Pupin. Certa feita durante uma manifestação em frente ao paço, de microfone em mão, chorando e indignado, Luizinho retirou seu holerite do bolso, jogou no chão e depois mostrou o baixo salário que recebia como coletor de lixo. Seu choro acompanhado de indignação fez com que quem assistiu a cena chorasse. Naquele período estávamos no grupo de 28 servidores que lutavam por melhores salários e foram injustamente demitidos e expostos à sociedade como baderneiros.
Luizinho é um bom sujeito, não tenho nada pessoal contra ele. Mas ser um bom sujeito não é o suficiente para uma trilhar uma carreira política pautada na coerência. Como disse Messias Mendes, lhe falta “consistência ideológica”.
Sua decisão de apoiar a candidatura de Pupin é enorme incoerência. É contraditória com o que ele vivera em 2006. Afinal, decidiu apoiar o mesmo grupo político que o demitiu injustamente. Esse apoio pode custar caro politicamente, afinal vai ser difícil explicar os motivos de seu apoio ao seu eleitorado. Talvez tenha sepultando a possibilidade de uma carreira política que poderia ser empregada à favor da classe que pertence: a classe trabalhadora. Afinal, não se deve alimentar nenhuma ilusão de que os poderosos vão atender as necessidades dos trabalhadores.
A incoerência entre o discurso e a prática. Lamentável.

16 outubro, 2012

Entrevista especial com Leonardo Boff

“Enquanto houver alguém gritando no mundo, sejam mulheres, afrodescendentes, indígenas, pessoas discriminadas, sempre têm sentido, a partir da fé, falar e atuar de forma libertadora”, defende o teólogo.
“A Teologia é séria quando toma a sério o testemunho dos invisíveis, dos desprezados, daqueles que ninguém conta. Cada pessoa é única no mundo, tem algo a dizer, a mostrar. Ignorante é aquele que pensa que o povo é ignorante. O povo sabe muito da vida, da sua luta”, afirmou Leonardo Boff em entrevista concedida, pessoalmente, à IHU On-Line.
Para Boff, “nosso desafio não é o de criar cristãos, mas de criar pessoas honestas, humanas, solidárias, compassivas, respeitosas da natureza dos outros. Se conseguirmos isso é o sonho de Jesus realizado”. E continua: “há um dito que diz: onde estão os pobres está Cristo, e onde está Cristo está a Igreja. Só que não é verdade que onde está o pobre está a Igreja. Ela está mais perto do palácio de Herodes do que dagruta de Belém. A Igreja precisa ver qual é o seu lugar na sociedade”. Confira aqui a entrevista

16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres

Em 1991, com o objetivo de promover debates e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres, foi lançada a campanha dos 16 dias de ativismo, para lutar contra toda forma de preconceito, opressão e discriminação sofridos pela mulher. As participantes do Centro de Liderança Global de Mulheres, ao todo 23, escolheram um período de significativas datas históricas e marcos de lutas, iniciando a abertura da campanha em 25 de novembro e com término em 10 de dezembro.
Com as diferentes lutas feministas possibilitou-se a visibilidade da violência de gênero, como uma questão a ser enfrentada nos direitos humanos, por uma sociedade menos individualista, em que o Estado seja mais atuante no âmbito privado.
No Brasil a campanha é iniciada em 20 de novembro, Dia Nacional da consciência negra, a importância da inclusão desta data não se resume somente na história da cultura negra no Brasil, mas na tripla discriminação sofrida pela mulher negra, que se baseia numa opressão de gênero, raça e classe social.
Seguindo a cronologia histórica...continue lendo...

15 outubro, 2012

Ampliação do acesso dos jovens às universidades do país - Lei de Cotas


"Essa lei contribui para saldar uma dívida histórica do Brasil com os nossos jovens mais pobres"

A presidenta Dilma Rousseff assinou decreto que regulamenta a Lei de Cotas, que determina a reserva de metade das vagas das universidades e institutos federais de ensino para alunos das escolas públicas, negros e índios. Segundo a presidenta Dilma, a Lei de Cotas é mais um passo na ampliação do acesso à educação superior no país.

A regulamentação da chamada Lei de Cotas está publicada na edição desta segunda-feira (15/10/2012) do Diário Oficial da União.

A presidenta Dilma disse que a Lei de Cotas entra em vigor hoje e o objetivo com essa lei, é ampliar o acesso às universidades e aos institutos federais para os jovens das escolas públicas, para os negros e para os índios. Para a presidenta, essas universidades e os institutos estão entre os melhores do país e, muitas vezes, as pessoas vindas das escolas públicas têm dificuldade de ter acesso à universidade pública. Por isso, essa lei contribui para saldar uma dívida histórica do Brasil com os jovens mais pobres. 

Com a Lei de Cotas as universidades e os institutos federais vão ter que reservar metade das vagas, de todos os cursos, para os estudantes das escolas públicas, levando em conta ainda a renda da família e a cor ou raça do estudante e os alunos passarão por processos seletivos para ter acesso às cotas.

As universidades vão ter quatro anos para implantá-las de forma integral, mas os processos seletivos para as matrículas do ano que vem, inclusive aqueles, que utilizam a nota do Enem, já devem reservar 12,5% das vagas para os alunos cotistas. A lei vale para todos os cursos, inclusive, aqueles mais procurados.

Além da Lei de Cotas, o ProUni também está ajudando os estudantes mais pobres a fazer uma faculdade, os estudantes recebem uma bolsa de estudo, que pode ser integral ou parcial. Hoje, 1,1 milhão de estudantes já foram beneficiados pelo ProUni. Para ter acesso ao ProUni, o estudante também precisa ter um bom desempenho no Enem e a renda familiar não pode passar de três salários mínimos por pessoa. 

Para o estudante que não consegue uma bolsa do ProUni, existe uma outro oportunidade que é o Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, que financia as mensalidades para os alunos que não conseguem pagar a faculdade e não foram classificados para o ProUni. Hoje, 570 mil jovens fazem cursos universitários com apoio do Fies. O estudante começa a pagar o financiamento apenas um ano e meio depois de formado, e pode levar três vezes o tempo de seu curso, mais um ano.

Para a presidenta, o Enem está ajudando o governo a ajudar os jovens mais pobres. Com o Enem, acontece a democratização ao acesso às universidades sem abrir mão do mérito e do esforço de cada aluno. A nota do Enem, vale para todas essas formas de acesso ao ensino superior acima citado: o ProUni e o Fies. Mas o Enem, vale também como critério para ter acesso ao Programa Ciência sem Fronteiras, aquele programa que de bolsas de estudo no exterior. 

13 outubro, 2012

Sugestão de leitura

Apresento três textos como sugestão de leitura para melhor compreendermos a leitura que muitas de nossas Igrejas propõe para este final de semana.

12 outubro, 2012

Por todas as Crianças

Jesus, peço por todas as crianças do mundo; por todas as crianças amadas e desejadas por seus pais; por todas as crianças abandonadas, órfãs e que não conhecem de fato o que é o amor; pelas crianças de rua, que não encontram um espaço digno de crescimento e desenvolvimento; pelas que não têm um lar que os acolha e lhes dê aconchego e proteção; pelas que são exploradas sob a ganância do dinheiro, do prazer e do poder; pelos filhos que não conseguem de seus pais educação saudável e cuidados básicos; por aqueles que não vos conhecem. Senhor, cuidai delas. Fazei com que cresçam em tamanho, sabedoria, graça, diante de Deus, nosso Pai e diante dos seres humanos, nosso irmãos. Suscitai nelas, Senhor, a fé e o amor. Amém.

Dia de Nossa Senhora Aparecida

Somos povo brasileiro, convivemos com uma enorme diversidade. O Brasil é uma unidade na pluralidade. Falamos em uma mesma língua embora haja inúmeras diferenças, manifestada inclusive no “sotaque”. Somos negros, brancos, índios, mulheres e homens de diversas descendências. Mas tem algo que faz parte da “alma” do povo brasileiro, a fé, um povo com religião. A fé católica, semeada desde o nosso nascimento com o encontro entre índios e portugueses. A fé católica garantiu, e segue garantindo, a "unidade na pluralidade".
Um exemplo claro é o carinho, o amor do povo brasileiro para com a Mãe de Deus e nossa Mãe, carinhosamente por nós, chamada de Nossa Senhora de Aparecida. A imagem de cor preta, encontrada pelos pescadores, povo pobre e trabalhador, une milhares de fiéis, de distintos lugares e etnias. A devoção do povo brasileiro a Senhora de Aparecida como Mãe e Intercessora leva o povo a acreditar no amanhã, a não se desesperar e nunca desistir e nem deixar de sonhar.
Senhora da Conceição Aparecida, Mãe querida, Padroeira do Brasil, interceda por nós e por todo o Povo de Deus, para que, seguindo seus passos possamos ir ao encontro de seu Filho Jesus Cristo.

11 outubro, 2012

Curso Básico I - Conhecendo o Amor-Exigente

Um Programa de auto e mútua ajuda e um Movimento de proteção social!

Data: 21/10/12
Local: Rua Ponta Grossa, 70 - próximo antigo Aeroporto (Salão Social do Lar dos Velhinhos)
Cidade de Maringá - Paraná
Horário: das 08h30’ as 12h00 e das 13h45’ as 17h00
Investimento: R$ 15,00 com Apostila
PROGRAMAÇÃO:
08h30’ – Acolhida/Recepção/Entrega de material
09h00 – Abertura/Hino Nacional e do AE
09h15’ – Espiritualidade pluralista/Oração da Serenidade
09h30’ – Histórico do Amor-Exigente e Organograma Nacional
10h00 – Princípios Básicos e Princípios Éticos - 1º ao 3º
10h40’ – Intervalo
11h00 – Princípios Básicos e Princípios Éticos - 4º ao 8º
12h15’ – Almoço
13h45’ – Mensagem da FEAE (Vídeo – Uniformidade)
14h00 – Princípios Básicos e Princípios Éticos - 9º ao 12º
14h45’ – Organização & Métodos nos Grupos de Amor-Exigente
15h45’ – Intervalo
16h00 – O voluntário do Amor-Exigente
16h30’ – A importância da espiritualidade nos grupos de AE
17h00 – Encerramento/Oração da Serenidade
Inscrições e informações: AMAEX 3262-2596 (horário comercial) e nos Grupos de Amor-Exigente

Carta de Dom Anuar para a Juventude - Cristo te chama e te abraça

Querido(a) jovem!

Estou feliz ao escrever esta carta pensando em você.
Começo fazendo uma pergunta. Você é feliz?
Você está contente com o mundo, com a sociedade, com a situação de muitos jovens, de muitas famílias?
Você sente desejo de mudanças, de transformação?

Eu penso que você tem os mesmos sentimentos que eu neste momento.
Eu estou muito preocupado com tudo isso, de maneira especial com você, querido(a) jovem. Mas eu sei que não adianta lamentar, precisamos fazer alguma coisa juntos. Por isso eu te convido a somar com outros milhares de jovens, buscar caminhos novos.

Este ano o Dia Nacional da Juventude traz essa pergunta: Qual vida vale a pena ser vivida?
Com certeza você tem muitas respostas. Gostaria de te dizer também, que estamos em contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude no Rio em 2013. Você não pode ficar fora disso tudo. Então precisamos nos unir!

Para que a nossa união seja verdadeira, recordo as palavras do jovem de Nazaré:

"Eis que eu estarei com vocês todos os dias até o fim do mundo".

Temos um amigo especial que caminha conosco. Ele traz um estilo de vida que tem tudo a ver comigo e com você.
A primeira coisa que Ele fez foi acolher a todos, amando a cada um. Depois Ele chamou doze homens para serem seus discípulos e colaboradores e deixou como missão fazer com que todos se tornassem também discípulos e discípulas, seguindo os seus ensinamentos.

Eu penso que é isso que está faltando hoje: seguir Jesus e seus ensinamentos. O maior de todos os ensinamentos é o mandamento do amor. Amar e ser amados. Os jovens têm essa força transformadora que é a capacidade de amar.

Por isso querido (a) jovem, você sabe que amar não é um sentimento passageiro, ou satisfação dos desejos pessoais, ou mesmo a busca do prazer pelo prazer. Um dos maiores discípulos de Jesus, chamado Paulo, diz que o amor não é invejoso, não guarda rancor, não julga falso, não discrimina, o amor é paciente, o amor é compassivo, o amor vai além das aparências, o amor é a maior de todas as virtudes. O amor, portanto, é exigente, custa esforço, perseverança, entusiasmo.

A minha felicidade e a tua é ver o outro feliz. Somente seremos capazes de amar se, em primeiro lugar, experimentarmos o amor que Deus tem por mim e por você. Deus nos ama imensamente, e isso nos basta.

Então deixe de lado o passado, as coisas negativas e recomece tudo como se fosse o primeiro e o último dia de sua vida. Venha somar conosco. Cristo te chama e te abraça sempre! Deixe-se amar por Ele. Venha fazer parte desta corrente de jovens que são felizes pelas escolhas feitas, às vezes, com muitas dificuldades, lutando contra as ondas do mundo que passam e só deixam a destruição.

Eu sei que tudo na vida tem seu lado positivo, porém não se esqueça que o negativo sempre é mais atraente. A decisão é tua. O caminho é um só: Jesus. Ele não precisa de mim e nem de você, somos nós que precisamos Dele. Conte com Ele sempre! Quero ser seu amigo e companheiro de caminhada! Deus te abençoe!

Seu Amigo,
Dom Anuar Battisti
Arcebispo de Maringá

10 outubro, 2012

Concorra a um Tablet e a um pacote para a JMJ Rio2013

Um perfil do trabalho infantil

Em dez anos, o Brasil tirou quase 530 mil crianças e adolescentes de situações de trabalho e os devolveu às suas atividades de direito: estudar, brincar e se desenvolver. Outros 3,4 milhões de crianças e adolescentes de 10 a 17 anos ainda trabalham no país, segundo a última análise do IBGE, baseada no Censo de 2010.
Em estimativa mais abrangente da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE, no ano de 2011, são 3,6 milhões de crianças de 5 a 17 anos trabalhando – ou 8,6% da população nessa faixa de idade.


 

09 outubro, 2012

Ao Povo Brasileiro

No dia 12 de outubro de 1968, durante a realização do XXX Congresso da UNE, em Ibiúna, fui preso, juntamente com centenas de estudantes que representavam todos os estados brasileiros naquele evento. Tomamos, naquele momento, lideranças e delegados, a decisão firme, caso a oportunidade se nos apresentasse, de não fugir.

Em 1969 fui banido do país e tive a minha nacionalidade cassada, uma ignomínia do regime de exceção que se instalara cinco anos antes.

Voltei clandestinamente ao país, enfrentando o risco de ser assassinado, para lutar pela liberdade do povo brasileiro.

Por 10 anos fui considerado, pelos que usurparam o poder legalmente constituído, um pária da sociedade, inimigo do Brasil.

Após a anistia, lutei, ao lado de tantos, pela conquista da democracia. Dediquei a minha vida ao PT e ao Brasil.

Na madrugada de dezembro de 2005, a Câmara dos Deputados cassou o mandato que o povo de São Paulo generosamente me concedeu.

A partir de então, em ação orquestrada e dirigida pelos que se opõem ao PT e seu governo, fui transformado em inimigo público numero 1 e, há sete anos, me acusam diariamente pela mídia, de corrupto e chefe de quadrilha.

Fui prejulgado e linchado. Não tive, em meu benefício, a presunção de inocência.

Hoje, a Suprema Corte do meu país, sob forte pressão da imprensa, me condena como corruptor, contrário ao que dizem os autos, que clamam por justiça e registram, para sempre, a ausência de provas e a minha inocência. O Estado de Direito Democrático e os princípios constitucionais não aceitam um juízo político e de exceção.

Lutei pela democracia e fiz dela minha razão de viver. Vou acatar a decisão, mas não me calarei. Continuarei a lutar até provar minha inocência. Não abandonarei a luta. Não me deixarei abater.

Minha sede de justiça, que não se confunde com o ódio, a vingança, a covardia moral e a hipocrisia que meus inimigos lançaram contra mim nestes últimos anos, será minha razão de viver.

Vinhedo, 09 de outubro de 2012

José Dirceu

Teologia da Libertação e a experiência de encontrar Deus na face dos pobres

Durante o segundo dia do Congresso Continental de Teologia, que teve início na noite do último domingo, 07, logo pela manhã, o Dr. Jung Mo Sung, da Faculdade de Humanidades e Direito da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP, abordou, durante sua Conferência, a Economia e Teologia, no anfiteatro Pe. Werner, na Unisinos. Para ele a Teoria da Libertação e a experiência de encontrar Deus na face dos pobres. Confira a reportagem