26 junho, 2013

Tudo começou pelo Movimento Passe Livre, mas a Globo logo passou a conduzir as manifestações

Ao ver o povo pelas ruas do Brasil reinvindicando mudanças, fico procurando respostas para minhas perguntas. Com o governo Lula e Dilma mais de 35 milhões sairam da pobreza. Conquistas democráticas profundas foram alcançadas, caracterizadas por uma significativa ampliação dos direitos e as oportunidades sociais, especialmente promovidos entre os setores mais pobres. A ascensão social a que milhares chegaram, não apenas emprego, mas em maior consumo, e em alguns casos contando com eletricidade e água pela primeira vez na vida. Decisão política tomada por Lula e Dilma de que as novas reservas marinhas, descobertas pela Petrobras, sejam asseguradas para a saúde e educação.  Agora vejo acontecer simultaneamente, o avanço e o protesto.

Essas conquistas/avanços  são conhecidas?
Será que faz necessário um Brasil mais justo, com novas políticas micro que possam ser percebidas todos os dias?

O que está acontecendo? Qual o alvo dos protestos?
A injustiça?
A corrupção?
O aumento dos 20 centavos no tranporte público?
Às péssimas condições do transporte, como por exemplo em São Paulo, onde as pessoas pobres gastam em média 3 horas por dia para ir e vir de seus empregos, apertadas, maltratadas, humilhadas, um transporte caro e ruim e do outro lado o gigantesco lucro empresarial?

Más, poderia estar acontecendo em cidade em que a esquerda recuperou o governo seis meses atrás? Poderia já ser alvo do protesto?

A copa do mundo? Esperou a maioria das obras estarem prontas para depois protestar?

O governo “Dilma”, atacado pela televisão, principalmente a Rede Globo que tem alcance nacional. Antes de conhecer o que seria as manifestações, a Globo concentrou na violência, ao perceber a grandiosidade do movimento pelas ruas os autores das violências passaram a serem apresentado pela Rede Globo, como cidadãs e cidadãos e logo em seguida priorizou a transmissão ao vivo das mobilizações.

Tudo começou pelo Movimento Passe Livre, mas a Globo logo passou a conduzir as manifestações.

Existe conhecimento de causa ou são pressupostos?
Politicamente essa situação gerada não é perigosa?
Como fica os membros e setores não corruptos da política?

Muitas são as reivindicações,  é bom se aproximar da realidade com humildade e em busca de pistas, por que pode ser que ninguém, antes, tinha clareza dos mesmos.

Nenhum comentário: