30 janeiro, 2018

Sobre as acusações ás CEBs

"As Comunidades Eclesiais de Base, as CEBs são a Igreja que assume o povo porque são assumidas e constituídas por este povo." 

Texto do Pe. Genivaldo Ubinge - Assessor das CEBs na Arquidiocese de Maringá



SOBRE AS ACUSAÇÕES ÀS CEBs

As CEBs, como opção de organização eclesial, são realidade na América Latina a quase 50 anos.

Neste período todo sempre contou com lideranças (bispos, padres, religiosas e religiosos, teólogos, leigas...) muito atentas e responsáveis no seu zelo e pastoreio; lideranças que se empenharam para assessorar as comunidades nas suas diversas situações e conflitos ideológicos. E isso, sempre enfrentando desconfianças, acusações infundadas, associações indevidas, detrações... como vemos se levantar nestes dias. Mas sempre seguiram firmes, vigilantes e com senso de respobsabilidade com a fé do povo de Deus. E por isso, temos uma Igreja tão presente na vida das pessoas, nos seus sofrimentos e angústias. O que me leva a dizer com segurança: as CEBs são a Igreja que assume o povo pq são assumidas e constituídas por este povo.

São palcos de disputas ideológicas? Sim, são. Como toda a Igreja o é; pois estão no mundo. Devemos ser, e somos, conscientes disso. Por isso, não aceito uma acusação que os bispos ligados às CEBs são irresponsáveis e não estão atentos e zelosos na condução de seu povo.

Neste passado recente muitos bispos foram acusados disso. Ontem Helder Câmara, Evaristo Arns, os irmãos Lorscheider, Luciano Mendes... Hoje Geremias e outros.

Da minha parte (que despertei pra fé num movimento eclesial, que alias, muitos acusam de ser instrumentos de desarticulação das CEBs na América Latina, atendendo aos interesses do imperialismo estadounidenses, acusação que nunca assumi), eu pesquisei, ouvi pessoas, acompanhei trajetórias e biografias, avaliei frutos... e posso dizer em consciência que estes homens de ontem e de hoje são pastores zelosos na condução do povo a eles confiados.

Eu acredito que ninguém é isento ou imune às ideologias, por isso, sempre sou muito atento às disputas ideológicas. E qdo alguém me acusa, crítica e aponta que estou tentando impor uma ideologia, eu assumo, exercito a autocrítica; me avalio diante de Deus e da minha consciência.

Espero que aqueles que acusam as lideranças das CEBs de ideologia também sejam atentos e abertos à autocrítica com suas próprias ideologias.

Nenhum comentário: