29 maio, 2018

“Ser homem e mulher de alegria”, quer dizer “ser homem e mulher de paz, de consolação”, diz Papa

Celebrando Missa na Capela da Casa Santa Marta, na manhã desta segunda-feira, 28/05, o Papa Francisco novamente falou sobre o que ele afirmou ser uma das características do cristão: a alegria, não obstante as provações e as dificuldades.



Afirmou o Papa: "Ser homem e mulher de alegria" significa "ser homem e mulher de paz, significa ser homem e mulher de consolação", disse Francisco, acrescentando ainda que a alegria "é o respiro do cristão", uma alegria feita de verdadeira paz e não falsa como aquela que a cultura de hoje oferece, que "inventa tantas coisas para nos divertir", inúmeros "momentos de dolce vita".

A verdadeira alegria é fruto do Espírito Santo

Francisco comentou trechos da primeira carta de São Pedro apóstolo e do Evangelho de São Marcos.

Do Evangelho em que São Marcos fala de um jovem rico que não consegue renunciar seus próprios interesses, o Papa comentou que o verdadeiro cristão não pode ser "tenebroso" ou "triste".

Para Francisco, "Ser homem e mulher de alegria", quer dizer a mesma coisa que "ser homem e mulher de paz, significa ser homem e mulher de consolação":

"A alegria cristã é o respiro do cristão, um cristão que não é alegre no coração não é um bom cristão. É o respiro, o modo de se expressar do cristão, a alegria. Não é algo que se compra ou que faço com esforço, não: é um fruto do Espírito Santo. Quem faz a alegria no coração é o Espírito Santo".

A alegria cristã é a paz do coração, não é a rizada...

A verdadeira alegria cristã nasce da lembrança daquilo que "o Senhor fez por nós", "regenerando-nos" para uma nova vida. A alegria nasce também da esperança daquilo que nos aguarda, o encontro com o Filho de Deus.

Memória e esperança são os dois elementos que permitem aos cristãos viver na alegria, que não é vazia, mas a alegria cujo "primeiro grau" é a paz:

"A alegria não é viver de risada em risada. Não, não é isso. A alegria não é ser engraçado. Não, não é isso. É outra coisa. A alegria cristã é a paz. A paz que está nas raízes, a paz do coração, a paz que somente Deus pode nos dar. Esta é a alegria cristã. Não é fácil preservar esta alegria".

A alegria não se compra, é dom do Espírito Santo

No mundo contemporâneo, prossegue o Papa, Infelizmente, no mundo em que vivemos, afirma Francisco, nos contentamos com uma "cultura pouco alegre", "uma cultura onde inventam tantas coisas para nos divertir", tantos "momentos de dolce vita", mas que não satisfazem plenamente.

Verdadeiramente, a alegria "não é algo que se compra no mercado". A alegria "é um dom do Espírito" e vibra também no "momento do turbamento, no momento da provação".

"Há uma inquietação positiva, mas outra que não é positiva, a de buscar as seguranças em qualquer lugar, de buscar o prazer em qualquer lugar.

O jovem do Evangelho tinha medo de que se abandonasse as riquezas não poderia ser feliz. A alegria, a consolação: o nosso respiro de cristãos", concluiu o Papa. (JSG)


Fonte: Vatican News

Nenhum comentário: