14 maio, 2019

Percorrendo a Paraíba: CERSA realiza reunião em carneira e aborda causas ambientais com moradores



Zona rural do município de Junco do Seridó é uma das regiões afetadas pelas torres de energia eólica.

 Junco do Seridó localizada a cerca de 205Km da capital paraibana compreende a comunidade rural de Carneira, povoado que tem cerca de 6Km do município, a qual recebeu a visita do Comitê de Energia Renovável do Semiárido (CERSA). O encontro organizado pelos próprios moradores, contou com o apoio do Padre Luiz Gonzaga Pereira. O evento foi marcado com recital de poesia, roda de conversa, debate e plantação de árvores. A equipe do CERSA presente foi composta por César Nóbrega (coordenador geral), José Anchieta de Assis (engenheiro florestal) e Maria do Carmo Learth Cunha (engenheira florestal e professora). A reunião aconteceu no Grupo Escolar Municipal Castelo Branco. 
Iniciando com uma oração feita pelo Padre Luiz Gonzaga e seguido com um poema recitado por José Anchieta, a comunidade foi recepcionada. Na ocasião, a professora Maria do Carmo Cunha realizou uma doação de cinco mudas de plantas nativas da Caatnga, sendo plantadas pelos moradores. A professora e engenheira florestal, que defende a fauna e flora da região, realizou ainda uma fala sobre os cuidados a preservação da Caatinga, ressaltando a beleza contida nas vegetações e espécies nativas.




O debate foi aberto ao público em diversos momentos durante o evento. Cabe situar que, a comunidade Carneira recebeu algumas torres de energia eólica. A energia produzida não é utilizada na comunidade, mas transferida para outras localidades do país. A população, na oportunidade, apresentou algumas reclamações sobre alguns fatos ocorridos. Destacam-se assim, os barulhos causados pelas torres, a desvalorização das propriedades pelas quais as torres se estabelecem e o descaso ao meio ambiente. Segundo a professora e moradora da comunidade Maria Bernadete de Sousa, “é tudo muito bonito nos livros, na TV, porém na vida real as coisas são diferentes”, exclamou. 


O CERSA abordou o assunto de energias renováveis pelo seu coordenador Geral, César Nóbrega. O mesmo exibiu o vídeo sobre “Mapa das mudanças climáticas no Brasil” do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Sociais, e da Frente Por Uma Nova Política Energética Para O Brasil. César Nóbrega em sua apresentação pontuou os danos causados pelas energias centralizadas. Também mostrou que energias renováveis, como a eólica, se feita de maneira inapropriada efetua grandes percas para o meio ambiente, citando como exemplo o desmatamento.



Em defesa, José Frankiney de Sousa Andrade representando da empresa SKY ENERGY – empresa de energia eólica e segundo fala do representante ainda não desenvolveu atividades no local – exibiu seus argumentos, para ele a comunidade tem total liberdade de reclamação. Em debate com alguns moradores, o representando fez algumas pontuações negativas e positivas e destacou que, em alguns momentos, as atividades contribuem com dados ao meio ambiente. 


A iniciativa compõe o Projeto “Cuidando da Nossa Casa Comum”, realizado pelo CERSA, Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social, Cáritas Brasileira, Frente Por Uma Nova Política Energética Para O Brasil e com apoio da Misereor.


Nenhum comentário: