03 maio, 2020

"eu sou a porta das ovelhas"


“eu sou a porta das ovelhas”

O Profeta Ezequil exilado e falando aos exilados da Babilónia profetiza que ao longo da história de Israel os líderes foram maus “pastores” que não cuida das ovelhas, mas de seus interesses próprios “Vocês bebem o leite, vestem a lã, matam as ovelhas gordas, mas não cuidam do rebanho. Vocês não procuram fortalecer as ovelhas fracas, não dão remédio para as que estão doentes, não curam as que se machucaram, não trazem de volta as que se desgarraram e não procuram aquelas que se extraviaram. Pelo contrário, vocês dominam com violência e opressão.” (Ezequiel 34, 3-4). Ezequiel diz o próprio Deus vai agora assumir a condução do seu Povo “... Eu mesmo vou procurar as minhas ovelhas.” (Ezequeil 34,11).

Em Jesus a promessa de Deus se cumpre. O evangelho de hoje 4º Domingo da Páscoa, João 10,1-10, consiste em denúncias dos falsos dirigentes (pastores) da igreja, da política, da economia, da sociedade em geral, porque são ladrões e bandidos (cf. Jo 10,1).

Ao contrário, Jesus é "o Pastor" que entra pela porta, a sua missão foi-Lhe confiada pelo Pai, "Pastor" descendente de Davi (cf. Ez 34,23). Jesus enviado por Deus para conduzir o seu Povo para onde há vida em plenitude. “Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz .... E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.” (João 10, 2-4). Jesus conhece cada ovelha e com cada uma quer ter uma relação pessoal de amor, de proximidade, de comunhão. Não obrigará ninguém a responder-Lhe; mas os que responderem ao seu chamamento farão parte do seu "rebanho".

Jesus se apresenta como sendo “a porta” – “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas.” (João 10,7). Ninguém pode ser “pastor”, ninguém pode ser um líder, um político, uma liderança se não tiver os mesmos sentimentos, a mesma atitude de Jesus. Ninguém deve deixar-se enganar, Jesus é a porta da vida em plenitude. Passar pela porta é entregar-se a Ele, as suas propostas. Jesus é a contraposição, enquanto os falsos “pastores” rouba, mata e destrói Ele da vida. “Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João, 10, 9-10)

Diante de tantas vozes enganadoras, que negam a vida, que rouba, mata e destrói, como distinguir a “voz” de Jesus? É preciso manter diariamente um relacionamento gostoso com ele, diálogo íntimo, abrir-se a Ele e pedir sempre discernimento e deixar nosso coração encher-se de ternura e amor, sensível as dores e angustias, alegrias e sonhos do nosso povo, não nos calando diante dos falsos líderes que não age como o Bom Pastor que cuida de suas ovelhas.

Eu, Lucimar Moreira Bueno

Nenhum comentário: