"Ouvimos a dor de milhões de vítimas de catástrofes ambientais?"
Esta é uma das perguntas que nos faz o Papa Francisco no mês de setembro, para rezar pelo grito da Terra.
“Os que mais sofrem com as consequências destes desastres são os pobres”, os quais se vêm obrigados a deixar as suas casas quando são afetados.
No Vídeo do Papa, produzido pela sua Rede Mundial de Oração, Francisco encoraja-nos a comprometermo-nos ativamente na luta contra a crise global, adotando respostas tanto com medidas ecológicas como económicas, sociais e políticas.
“Rezemos para que cada um de nós ouça com o coração o grito da Terra e das vítimas das catástrofes ambientais e da crise climática, comprometendo-nos pessoalmente a cuidar do mundo que habitamos”.
"Rezemos pelo grito da Terra.
Se medirmos a temperatura do planeta, dir-nos-á que a Terra tem febre. Que está doente, como qualquer doente.
E nós, ouvimos esta dor?
Ouvimos a dor de milhões de vítimas de catástrofes ambientais?
Os que mais sofrem com as consequências destes desastres são os pobres, os que são obrigados a abandonar as suas casas devido a inundações, vagas de calor ou secas.
Fazer frente às crises ambientais provocadas pelo homem, como as alterações climáticas, a poluição ou a perda de biodiversidade, exige não só respostas ecológicas, mas também sociais, económicas e políticas.
Temos de nos comprometer na luta contra a pobreza e a proteção da natureza, alterando os nossos hábitos pessoais e os da nossa comunidade.
Rezemos para que cada um de nós ouça com o coração o grito da Terra e das vítimas das catástrofes ambientais e das alterações climáticas, comprometendo-nos pessoalmente a cuidar do mundo que habitamos."
Nenhum comentário:
Postar um comentário