29 janeiro, 2009

FSM: Seminário sobre Mártires é destaque na Tenda Ir. Dorothy


Desrespeito aos direitos humanos, violência e impunidade foram os temas que predominaram no seminário “A Igreja e seus mártires em defesa dos direitos humanos na Amazônia”, abrindo, a Tenda Ir. Dorothy, no Fórum Social Mundial. Organizada pelas Pastorais Sociais da CNBB, em conjunto com a Cáritas e Comissão Justiça e Paz, a tenda reuniu cerca de 400 pessoas que ouviram entusiasmadas os relatos sobre a violação dos direitos humanos e as ameaças que sofrem as lideranças que denunciam o crime no Pará.
Violência e impunidade
Segundo o advogado e membro da Sociedade Paraense da Defesa dos Direitos Humanos, Marco Apolo, a terra está no centro dos conflitos na região, sendo cobiçada por dois motivos. “De um lado, os fazendeiros querem as terras para formar pastos e criar bois, por isso derrubam as florestas; de outro, os madeireiros, que querem a madeira para exportar”, disse. Além da terra, o advogado credita os conflitos no Pará também ao minério e à construção, pelo Governo, de hidrelétricas.
Atuação da Igreja
“A luta pela defesa dos direitos humanos é parte integrante da mensagem evangélica”. Com esta afirmação, padre Humberto Guidotti falou sobre o compromisso da Igreja com os direitos humanos. Depois de mostrar que nem sempre foi assim ao longo da história, padre Guidotti recordou alguns documentos em que a Igreja afirma seu compromisso com esta causa. Ele disse, no entanto, que falta passar esta afirmação teológica presente na Doutrina Social da Igreja para a cabeça das lideranças.
Testemunhos
Outro momento forte da Tenda Ir. Dorothy foram os testemunhos dados por alguns dos ameaçados de morte no Pará. Os bispos dom Luis Azcona e dom Erwin Krautler, além da líder sindical Maria Joelma Dias da Costa dentre outros. Na íntegra

Nenhum comentário: