30 novembro, 2009

VII Estágio Interdisciplinar de Vivência do Paraná


Em 2010 o EIV Paraná acontecerá entre os dias 10 e 27 de janeiro, na Escola Milton Santos, de Maringá-PR.
O Estágio Interdisciplinar de Vivência (EIV) é uma atividade organizada pelo Movimento Estudantil junto com os Movimentos Sociais do Campo. A proposta é a de que o/a estudante tenha contato com a realidade do campo e com o povo organizado. A partir disso, propiciar reflexão e ação sobre a realidade do campo e da cidade, com um pé dentro e outro fora da Universidade.
Este Estágio é composto por três fases:
1. Preparação: os/as estudantes passam por uma fase de estudos na qual se discutem questões importantes na preparação do estagiário que irá enfrentar a vivência. Aborda-se a questão agrária, economia política, a organização dos Movimentos Sociais, soberania alimentar e energética, América Latina, dentre outros assuntos.
2. Vivência: Nessa fase o/a estudante passa 10 dias em uma área dos movimentos sociais que participam do EIV, morando na casa de uma família e vivenciando a realidade local. A idéia não é a de ser um turista, tampouco um pesquisador, mas sim a de se incorporar na família e viver o cotidiano dos/das componeses.
3. Avaliação: os estudantes se reúnem novamente para avaliar a vivência e discutir os aspectos que vivenciaram. Além disso, pensamos juntos a volta para a Universidade e a organização do Movimento Estudantil.

Nenhum comentário: