07 janeiro, 2016

A presença da família ajuda os pacientes de Alzheimer

Estudo da Associação Inglesa Alzheimer´s Society mostra que a afeição familiar tem um impacto "poderoso e positivo" no doente

A Alzheimer´s Society, uma instituição de caridade do Reino Unido que presta assistência a pessoas afetadas por este tipo de doença degenerativa, enfatiza a importância da família. Na sequência de um estudo, concluiu-se que passar o tempo com os entes queridos com demência é "ainda mais importante" quando eles já não reconhecem os amigos e familiares.
A associação britânica desmente que 42% de entrevistados em determinada pesquisa, considera desnecessário manter contato com aqueles que atingiram um estágio avançado de demência. Na verdade, receber visitas de familiares estimula os sentimentos de felicidade, confiança e segurança. Mesmo quando a doença progride, afirma a Alzheimer´s Society, as pessoas com demência podem ainda ter a chamada "memória emocional". Isso significa que o doente pode continuar a sentir-se feliz e sereno após receber visitas de entes queridos, mesmo não se lembrando do encontro.
64% dos pacientes de Alzheimer, de acordo com outro estudo Inglês, sente que foi abandonado depois de conhecido seu diagnóstico. Jeremy Hughes, diretor executivo da Alzheimer´s Society, disse a este respeito: "Depois de passar um tempo com amigos e familiares durante as férias, a chegada do novo ano pode ser um momento de grande solidão para as pessoas que sofrem de demência. É muito importante estar sempre presente, para que eles possam sentir-se ainda parte do mundo".
Hughes destacou o impacto "potente e positivo" nos doentes que passaram um tempo com seus entes queridos. "Nosso objetivo é incentivar os familiares das pessoas que sofrem de Alzheimer a entrar em contato conosco, para ajudá-los a entender como estar presente junto aqueles que estão doentes", acrescenta.
Fonte: Zinit

Nenhum comentário: