06 maio, 2020

O caminho!



O caminho!

Qual é o caminho? Como conhecer o caminho? Para onde nos leva o caminho? Quais as consequências ao assumir o caminho?

Vejam “No princípio já existia a Palavra e a Palavra estava com Deus e a Palavra era Deus…… a Palavra se fez homem e armou sua tenda entre nós” (João 1,1.14). É lindo, faz queimar o coração. Para realizar o Projeto de Deus Jesus monta sua tenda no meio das mulheres e dos homens, se faz próximo e mostra o caminho.

Para conhecer e assumir o caminho é preciso confiança “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também.” (Jo 14,1). Confiança e por-se a caminho, mesmo sem saber para onde nos leva “E para onde eu vou, vós conheceis o caminho” (Jo 14,4). É por isso que, à pergunta de Tomé: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” (Jo 14,5)

O caminho não está traçado antecipadamente, Deus nos fez livre e nos quer livres. É caminhando que se descobre o caminho. Todas e todos estão a caminho.  Cada qual no seu tempo, com seu passo, com sua história, suas dúvidas, com seus medos e questionamentos.

Qual o caminho a final, “Jesus responde: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim” (Jo 14,5). O caminho nos leva ao Pai, mas como ir ao Pai, essa a pergunta de Filipe “Disse Felipe: 'Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!' Jesus respondeu:
'Ha tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: `Mostra-nos o Pai'? Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras.” (Jo 14,8-10).

Jesus é o caminho “...'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida....” (Jo 14,6), seu testemunho, seu jeito amoroso de aproximar, caminhar, acolher, mostrar o caminho, comprometer e amar. Sua vida é o itinerário que devemos percorrer. O caminho de Jesus é um estar a serviço da vida numa total doação a toda humanidade, em defesa da criação.

As consequências ao assumir o “caminho”, a vida de Jesus é a resposta, tudo que fez e o que sofreu por ter assumido o Projeto do Pai. Como Ele, somos chamados a transformar o mundo sendo a presença do Ressuscitado. “Aquele que acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai” (Jo 14,12).

A Igreja, eu, você, todas e todos devem propor esse caminho com nossas histórias, nossas dificuldades, medos e realidade.  Ninguém pode levantar muros que dificultam ou impedem alguém a fazer o caminho, é preciso construir pontes para facilitar o acesso ao caminho, se preciso for, fazer o caminho junto para que quem tiver dificuldade consiga avançar. Não tenhamos medo, Jesus é o caminho, a segurança, a luz e o amor.

(Eu, Lucimar Moreira Bueno)

Nenhum comentário: