11 julho, 2008

Pe João provoca você. Quem gosta de debate, que debate!

De: Pe João Caruana da Arquidiocese de Maringá
CASA PRÓPRIA
1. Nunca a Caixa Econômica Federal teve condições tão favoráveis para as pessoas adquirirem casa própria.
2. Inclusive para a classe trabalhadora. Daquilo que eu entendo - e cheguei parar perguntar e conforme explicação de um gerente de uma agência importante, um sindicato pode organizar os membros que vivem em aluguel e montar um projeto.
3. Segundo os meus cálculos, se você acha, por exemplo, um apartamento de 30.000 reais e quer pagar o mesmo em 30 anos, você vai ter uma despesa de 2.000 reais cada ano ou 160 reais por mês, mais ou menos! Se for de 60.000 reais daria o dobro - 330 reais!
4. “Mas eu quero casa e o terreno é caro em Maringá”! “Equivocado”! Ensinaram-me que um alqueire de terra na redondeza custa 1.000 sacos de soja que com o preço de hoje daria 40.000 reais. Num alqueire - 25.000 metros quadrados - você pode pelo menos lotear 50 datas de 300 metros quadrados cada, deixando espaço para as ruas etc. Com este raciocínio uma data custaria à bagatela de 800 reais! Pega a maquininha e faça o seu calculo! Agora se você se contenta com uma casa geminada a bagatela se torna mixaria!

Há 24 anos vem condenando a Caixa! Mas a Caixa de hoje não! Falei do sindicato no inicio! Mas vale a qualquer grupo como associação de bairro - até um bom um bom dono de uma empresa pode organizar seus trabalhadores!
Quem gosta de debate, que debate!

Nenhum comentário: