12 novembro, 2010

CEBs - Comunidades Eclesiais de Base - Segunda Parte

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Mensagem ao Povo de Deus sobre as Comunidades Eclesiais de Base

Documento da CNBB nº 92

Introdução
“As Comunidades Eclesiais de Base”, dizíamos em 1982, constituem, “em nosso país, um realidade que expressa um dos traços mais dinâmicos da vida da Igreja [...]” (Comunidades Eclesiais de Base na Igreja do Brasil, CNBB, doc. 25, n. 1). Após a Conferência de Aparecida (2007) e o 12º Intereclesial (Porto Velho-2009), queremos oferecer a todos os nossos irmãos e irmãs uma mensagem de animação, embora breve, para a caminhada de nossas CEBs.

Queremos reafirmar que elas continuam sendo um “sinal da vitalidade da Igreja” (RM, n. 51). Os discípulos e as discípulas de Cristo nelas se reúnem para uma atenta escuta da Palavra de Deus, para a busca de relações mais fraternas, para celebrar os mistérios cristãos em sua vida e para assumir o compromisso de transformação da sociedade. Além disso, como afirma Medellín, as comunidades de base são “o primeiro e fundamental núcleo eclesial [...], célula inicial da estrutura eclesial e foco de evangelização e, atualmente, fator primordial da promoção humana” (DMd, n. 15).

Por isso, “Como pastores, atentos à vida da Igreja em nossa sociedade, queremos olhá-las com carinho, estar à sua escuta e tentar descobrir através de sua vida, tão intimamente ligada à história do povo no qual elas estão inseridas, o caminho que se abre diante delas para o futuro” (CNBB doc. 25, n. 5).

Nenhum comentário: