12 novembro, 2010

“Não há silêncio que não termine”, Ingrid Betancourt


“As cartas de minha mãe eram minha tábua de salvação. Eu as relia em cada crise depressiva. Raramente olhava para as fotos de meus filhos, pois me causavam uma dor física insuportável. Mas me tranquilizava o fato de saber que estavam ao alcance da mão.”
“Tendo perdido toda a minha liberdade, e com ela tudo o que era importante para mim. Afastada à força de meus filhos, de minha mãe, de minha vida e de meus sonhos.
O pescoço acorrentado a uma árvore, sem poder me mexer, levantar, sentar. Sem o direito de falar ou calar, comer ou beber, ou mesmo satisfazer livremente as mais elementares necessidades de meu corpo.
Naquele estado de mais infame humilhação, eu ainda conservava a mais preciosa liberdade, que ninguém jamais poderia me tirar: a liberdade de decidir quem eu queria ser.”
Ingrid Betancourt dedicou-se aos problemas de seu conturbado país, elegendo-se sucessivamente deputada e senadora, Ingrid fundou em 1998 o partido Oxigênio Verde, com o objetivo de trazer novas esperanças à política colombiana, marcada pela violência sectária e pela corrupção. Em 2001 lançou sua candidatura às eleições presidenciais. No ano seguinte, durante uma viagem de campanha ao único município governado por um prefeito de seu partido, a candidata foi sequestrada por um comando das Farc onde ficou por mais de seis anos sobre seu poder.
“O livro é um relato”, ela define, “sobre os anos em cativeiro, e é uma viagem para dentro da selva, para dentro das Farc, e para dentro da condição humana. Mas mais que tudo, é uma viagem para dentro de mim mesma, e da alma humana”.
“Eu acredito que esse livro mostra o que acontece na cabeça de um ser humano quando ele está em condições extremas e como essa situação o obriga a repensar a si mesmo. E há, obviamente, um efeito de transformação interna e espiritual... mas o que me parece mais relevante é o caminho da alma.”
Abaixo três entrevistas que ela concedeu por ocasião do lançamento do seu livro – “Não há silêncio que não termine”
Entrevista - Revista Época
2ª parte
Sabatina – Jornal Folha de São Paulo (04/11/2010)
Veja a entrevista
Entrevista – ‘Programa do Jô’ (02/11/2010)
Veja a entrevista

Nenhum comentário: