PSTU Maringá
31 janeiro, 2011
Não ao aumento dos salários dos deputados
PSTU Maringá
CEBs - Comunidades Eclesiais de Base – Sexta Parte
Espiritualidade e Vivência Eucarística
A exigência do Vaticano II é de razão estritamente teológica, de ordem trinitária. A essência íntima de Deus não é a solidão, mas a comunhão de três divinas Pessoas. A comunhão – koinonia, communio – constitui a realidade e a categoria fundamental que permeiam todos os seres e que melhor traduz a presença do Deus – Trindade no mundo. É a comunhão que faz a Igreja ser “comunidade de fiéis”. Por isso, o Vaticano II faz derivar a união do Povo de Deus da unidade que vigora entre as três divinas Pessoas (cf. LG, n. 4).
A Trindade nos coloca, desde o início, no coração do mistério de comunhão. O Papa João Paulo II, falando aos bispos em Puebla, em 28 de janeiro de 1979, proclamou: “Nosso Deus em seu mistério mais íntimo não é uma solidão, mas uma família [...], e a essência da família é o amor”. A comunhão e a comunidade devem estar presentes em todas as manifestações humanas e em todas as concretizações eclesiais.
Por isso mesmo, a Eucaristia está no centro da vida de nossas comunidades de base. É o sacramento que expressa comunhão e participação de todos e todas, como uma grande família, ao redor da Mesa do Pai. Há comunidades que recebem a comunhão eucarística graças à presença do Santíssimo no local ou pelo serviço de um ministro extraordinário da sagrada comunhão. Como nossas CEBs, em sua maioria, “não têm oportunidade de participar da Eucaristia dominical”, por falta de ministros ordenados, “elas podem alimentar seu já admirável espírito missionário participando da ‘celebração dominical da Palavra’, que faz presente o mistério pascal no amor que congrega (cf. 1 Jo 3,14), na Palavra acolhida (cf. Jô 5,24-25) e na oração comunitária (cf Mt 18,20)” (DAp, n. 253).
A realidade das CEBs se expressa na liturgia e também na diaconia e na profecia. A diaconia educa, cura as feridas, multiplica e distribui o pão e chama para a solidariedade e a comunhão. A profecia anuncia o desígnio de Deus e denuncia os abusos, a mentira, a injustiça, a exploração e exige a conversão. Por isso, sofre perseguição, difamação, morte.
Temos duas testemunhas recentes desse duplo ministério dos discípulos e discípulas de Jesus Cristo: Dra. Zilda Arns e Irmã Dorothy Stang. Há muito conhecidas por nossas comunidades pobres pelo Brasil afora, elas inspiraram a ação das CEBs. Elas entregaram a vida e nos deixaram seu testemunho de fé e amor aos pobres, fracos, desamparados e discriminados.
Essa espiritualidade também possibilitou a produção de uma rica manifestação artística em nossas comunidades – músicas, poesias, pinturas, símbolos, típicos da prática religiosa e cultural de nosso povo, e que também são instrumentos de evangelização e de missão.
Para Refletir
29 janeiro, 2011
Escola de Cultura, Fé e Política 2011 – 3ª Turma
A escola de Cultura, Fé e Política é constituída por princípios: ecumênico, democrático e pluripartidário. Respeitando a pluralidade e diversidade cultural, a escola pretende estabelecer uma contínua reflexão acerca da realidade cultural, religiosa e política, principalmente, no que tange a questões locais. Visando uma sociedade sempre mais justa, democrática e igualitária, a escola também prima pela constituição coletiva dos saberes.
Conteúdo programático
- 1º Módulo: - Missão da Igreja no Mundo da Política
- 2º Módulo: - Elementos da Fé e Política na Cultura
- 3º Módulo: - História das Relações entre Cultura, Fé e Política no Brasil
- 4º Módulo: - Relação entre Cultura, Fé e Política na Região de Maringá
- 5º Módulo: - A Questão do Trabalho no Sistema Capitalista
- 6º Módulo: - História dos Partidos e Movimentos Populares
- 7º Módulo: - Direito, Cidadania e Política Local
- 8º Módulo: - Agricultura e Meio Ambiente
- 9º Módulo: - Políticas Públicas
- 10º Módulo: - A Sociedade, Fé e Política
Aqui a ficha de inscrição e outras informações
O Inicio das aulas será dia 07/03/2011
carga horária 90 h.
Investimento 10 parcelas de 40,00 R$.
As aulas serão ministradas todas as segundas-feiras das 19:30 as 22:30 nas dependências do CEPA Centro pastoral Arquidiocesano (localização)
Sarandi ganhará praça do PAC 2 do governo federal
28 janeiro, 2011
Sugestão de Leitura
Formandos da PUCPR Câmpus Maringá recebem o título na próxima semana
Dia Nacional de Combate ao Trabalho escravo é comemorado nesta sexta-feira

Sai hoje primeira lista de pré-selecionados para bolsa do ProUni
27 janeiro, 2011
40 anos da paróquia São Pedro Apóstolo - Doutor Camargo

Coleta nacional em todas as paróquias para ajudar as vítimas das enchentes ocorridas neste mês de janeiro - CNBB
O que fazer diante de tantos lares sem lar, tantas famílias sem nada, nem mesmo os seus mais queridos? O que fazer quando as catástrofes naturais não marcam dia e nem hora e muito menos as consequências?
De nada adianta interpretações climáticas, culpar este ou aquele, ou dizer que são sinais do fim dos tempos quando menos responsabilizar o Deus Criador.
Ele fez tudo tão bom, "viu que tudo era muito bom". Situações semelhantes já ocorreram em outros lugares do planeta, com intensidades muito mais graves e consequências que levarão anos para ser remediadas. Não será o primeiro e nem o último fenômeno da natureza a nos assustar.
Humanos que somos, criados "para crescer, multiplicar e aperfeiçoar a terra" resta-nos retomar a missão que Deus nos deixou e não lamentar como alguém que manchou a branca toalha ao derramar uma taça de vinho tinto.
Lamentações, não. Solidariedade, sim. Sentir mesmo à distância a dor e o sofrimento alheio, participar com gestos concretos, dando o pouco que temos na ordem material, acompanhado da prece que brota da fé, é o que faz a diferença nestes momentos de tragédias.
É hora de somar na busca de gestos concretos para dar às vítimas, irmãos e irmãs brasileiros, que nesta hora necessitam de nosso gesto de amor.
Nada mais toca a nossa sensibilidade humana do que a dor pessoal e do outro que jamais esperava por ela. Não somos máquinas e sim pessoas com sentimentos e desejos, coração que sente e chora, que grita e agradece.
Somos gente cuja vida encontramos sentido na luta e labuta diária, com a força do Senhor que gritou: "Se for possível afasta de mim este cálice, porém não faça a minha vontade e sim a Tua".
A dor e o sofrimento são partes integrantes do nosso ser humano. Não fomos feitos para o sofrimento e sim para passar por ele, entender que só se chega ao amor, passando pelo fogo da dor.
Quantas situações pessoais só resolvidas através da dor, da perda e da morte. Se não entenderes pelo amor, entenderás pela dor. Por isso o sofrimento humano não é inútil. Encontramos a razão do seu existir quando nele somos capazes de ver, marcado com todo o carinho, o amor de Deus, pois Ele "prova aqueles a quem mais ama". Por mais que se queira tirar o sofrimento e a dor, estes jamais vão deixar de habitar o coração humano, pois ao contrário deixaria de ser humano.
O caminho é o amor solidário, que vai além de uma simples doação. Doar muitas das vezes é fácil. Doar-se amando custa um pouco mais, pois o amor permanece como exigência do ser criado a imagem e semelhança do Criador.
Gestos momentâneos passam. Já o amor permanece como razão do ser e existir para nós e para os outros. Por isso aqui está uma forma concreta do amor solidário: A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Cáritas, realiza no próximo dia 30 uma coleta nacional em todas as paróquias para ajudar as vítimas das enchentes ocorridas neste mês de janeiro.
Se você não puder ir à missa no próximo domingo faça a sua doação através das contas bancárias: Campanha "SOS Sudeste"(CNBB e Cáritas Brasileira) Caixa Econômica Federal (CEF). Agência-1041–OP.003, conta-corrente 1490-8, ou Banco do Brasil, agência-3475-4, conta-corrente 32.000-5.
Dom Anuar Battisti
Ligações passarão a ser locais
Fonte: site do Rigon
Sugestão de Leitura
26 janeiro, 2011
Resposta da prefeitura de Maringá sobre reintegração de Paulo Vidigal
Estudo feito em Pernambuco mostra que a violência sexual é mútua entre namorados

25 janeiro, 2011
Sugestão de Leitura
Entenda o caso Cesare Battisti
Nesta quarta-feira, dia 26 de janeiro, estaremos em São Paulo participando do Ato-debate marcado para a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, com a presença de inúmeras personalidades e organizações engajadas na libertação de Battisti. Também estaremos presentes na Manifestação em frente ao Consulado italiano, marcada para o dia 28, sexta-feira.
No próximo dia 02 de fevereiro, quarta-feira, faremos uma reunião às 18 horas, no Auditório do CCH (Bloco H-35, UEM), para organizarmos ações em defesa de Battisti (debates, informações, panfletagens, atos públicos). Maringá não pode ficar de fora desta luta. Sua presença é fundamental.
Grande abraço a todos,
Pedro Jorge/ ESPAÇO MARX-MARINGÁ
24 janeiro, 2011
26 vagas para Professores Temporários ofertadas na UEM - PR
Trabalho - Jovens: uma questão de acesso
21 janeiro, 2011
SC: Crianças em condições análogas a de escravo foram resgatadas de fazenda onde colhiam fumo
Municípios terão ligações telefônicas locais
Homens devem autoexaminar testículos
O autoexame dos testículos é uma prática recomendada pelos oncologistas e urologistas principalmente porque pode detectar, em seu estágio inicial, o surgimento de tumores. Se diagnosticado no início, por meio do autoexame, as chances de cura do câncer de testículos chegam a ser de 95%, conforme explica José Francisco da Silveira, médico urologista e professor da Universidade Estadual de Maringá.
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) recomenda que o autoexame dos testículos deve ser feito, no mínimo, uma vez por mês. Silveira concorda e diz que os homens devem se autoexaminar sempre, atentando-se a qualquer alteração, tanto dos testículos quanto do pênis...continue lendo...
20 janeiro, 2011
Em Maringá, coleta das missas do dia 30 será destinada às vítimas das enchentes
Caixa Econômica Federal (CEF)
Agência 1041 – OP. 003
Conta Corrente 1490-8
ou
Banco do Brasil
Agência 3475-4
Conta Corrente 32.000-5.
Deus não se deixa vencer em generosidade! Obrigado por mais este gesto cristão de amor e solidariedade!
Dom Anuar Battisti
Arcebispo de Maringá
Entrevista: Obama, para onde vai?
Proposta de melhoria no trânsito de Apucarana-Pr
19 janeiro, 2011
Para Refletir
"Todos os dias despejamos 90 milhões de toneladas de poluição, contribuímos com o aquecimento global. Daqui a 20 anos isso ainda estará na atmosfera". ( Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA)
Pesquisa apresenta geração recorde de empregos
Oração do 13º Intereclesial das CEBs
Tema: “Justiça e Profecia a Serviço da Vida”
Lema: “CEBs, Romeiras do Reino no Campo e na Cidade”.
Oração do 13º Intereclesial Nacional das CEBs
Deus da vida e do amor,Pai de Jesus e Pai nosso,Santíssima Trindade, a melhor comunidade:abençoai as nossas CEBs,rumo ao 13º Intereclesial,que iremos celebrarno coração alegre e forte do Nordeste,nas terras do Pe. Cícero e do Pe. Ibiapina,do beato Zé Lourençoe da beata Maria de Araújo,e de tantos sofredores e lutadores,profetas e mártires da caminhada,no Brasil, em Nossa América,no Mundo solidário.
Ajudai-nos a reacender sempre maisa nossa paixão pelo Reino,no seguimento de Jesus.À luz da Bíblia e na mesa da Eucaristia,na opção pelos pobres,em diálogo ecumênico e ecológico,na defesa dos Direitos Humanos,sobretudo dos Povos Indígenas e Quilombolas.No cuidado da Terra, nossa mãe.
Em família e na comunidade eclesial,no trabalho, na política, no movimento popular,crianças, jovens e adultos, mulheres e homens.
Denunciando a economia neoliberaldos grandes projetos depredadores,da seca, da cerca, do consumismo e da exclusão.
Mãe das Dores e das Alegrias,ensinai-nos a sermos CEBs romeiras do Reino,no campo e na cidade,fermento de justiça, de profecia e de esperança pascal.Proclamando a Boa Nova do Evangelhosobretudo com a própria vida, que é“o melhor presente que Deus nos deu”.
Amém , axé, auerê, aleluia!
(Dom Pedro Casaldáliga)
18 janeiro, 2011
Sugestão de Leitura
Inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni)
As bolsas integrais são destinadas aos alunos com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio. Já as bolsas parciais são para os candidatos cuja renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos.
Sugestão de Leitura
17 janeiro, 2011
Resultado da primeira etapa das eleições para conselheiros tutelares
16 janeiro, 2011
Sugestão de Leitura
Culpam-se pessoas que ocuparam áreas de risco, incriminam-se políticos corruptos que distribuíram terrenos perigosos a pobres, critica-se o poder público que se mostrou leniente e não fez obras de prevenção, por não serem visíveis e não angariarem votos. Nisso tudo há muita verdade. Mas nisso não reside a causa principal desta tragédia avassaladora. ...continue lendo...
14 janeiro, 2011
Resenha do livro “Viagens de Sofia”
Reunião das CEBs do Regional sul II será na Província Eclesiástica de Maringá
Nos dias 25 e 26 (sexta feira e sábado) de fevereiro vai acontecer na Província Eclesiástica de Maringá, reunião ampliada das Comunidades Eclesiais de Base ( CEBs) do Regional Sul II.
Maringá terá alegria de acolher os/as coordenadores/as e assessores/as das CEBs das Arqui/Dioceses do Paraná.
As lideranças deverão chegar ao cair da tarde do dia 25 (sexta feira). A abertura da reunião por volta das 19 horas e deve prosseguir até as 22 horas. O dia 26 (sábado) terá sua abertura ás 7h00 e o encerramento com o almoço.
A reunião vai acontecer no antigo seminário propedêutico, no prédio de cima do Centro de Formação Bom Pastor, na parte do lado da capela - Rodovia BR-376, Km 130 – saída para Paranavaí, cidade de Maringá – Paraná.
Como coordenadora provincial das CEBs, peço que as dioceses da Província Eclesiástica de Maringá (Campo Mourão, Maringá, Paranavaí e Umuarama) com alegria envie para a reunião os/as assessores/as e coordenadores/as diocesanos das CEBs. Contamos com a representatividade de todas as dioceses.
Um forte abraço
Para Refletir
Papa João Paulo II será beatificado em maio

A data escolhida para a beatificação recorda a celebração litúrgica mais próxima da morte de João Paulo II, que faleceu na véspera da festa da Divina Misericórdia.
O milagre, agora confirmado, refere-se à cura da freira francesa Marie Simon Pierre, que sofria da doença de Parkinson. A religiosa pertence à congregação das Irmãzinhas das Maternidades Católicas e trabalha em Paris, França, tendo superado, em 2005, todos os sintomas da doença de que sofria há quatro anos.
Segundo o cardeal Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, dom Ângelo Amato, o decreto sobre a cura da irmã Marie Simon é o que terá mais ressonância na Igreja Católica e no mundo.
No dia 13 de Maio de 2005, apenas quarenta e dois dias após a morte de João Paulo II, o papa Bento XVI anunciou o início imediato do processo de canonização de Karol Wojtyla, dispensando o prazo canônico de cinco anos para a promoção da causa. Ainda em dezembro de 2009, o atual Papa assinou o decreto que reconhece as “virtudes heróicas” de Karol Wojtyla, primeiro passo para a beatificação.
João Paulo II foi papa entre 16 de outubro de 1978 e 2 de abril de 2005, quando faleceu após mais de 25 anos como Sucessor de São Pedro.
Fonte: CNBB
Deslizamento é um dos dez maiores do mundo, diz ONU

Resultado do Enem de 2010
Desde ontem esta disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010. As inscrições podem ser feitas a partir de domingo (16) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no primeiro semestre de 2011. Nesta edição, serão oferecidas 83.125 vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais. Criado pelo MEC no ano passado, o Sisu possibilita ao candidato do Enem que disputar vagas em diferentes instituições, substituindo o vestibular. As inscrições vão de 16 a 18 de fevereiro. Os estudantes já podem acessar o Sisu para consultar quais são as instituições e cursos participantes desta edição.
Sugestão de Leitura
13 janeiro, 2011
MP pede suspensão dos direitos políticos de cinco vereadores de Maringá
São eles Aparecido Domingos Regini, o “Zebrão” (PP), Belino Bravin Filho (PP), Carlos Eduardo Sabóia(PMN), Evandro Júnior (PSDB) – que foi eleito deputado estadual nas eleições do ano passado - e Mário Verri (PT). Leia a matéria na íntegra
Caos na saúde publica de Maringá e Região

. "Acho que houve negligência por parte dos hospitais que não queriam atender meu irmão. Ele estava bem e foi piorando depois de internado. Pediam papel o tempo todo, não queriam aceitar a internação. Papel era o de menos para nós. Depois a gente corria atrás se precisasse", revolta-se a irmã. Leia aqui a reportagem do Odiário.
Sugestão de Leitura
Prazo para requerer isenção do IPTU vai até 31 de março

12 janeiro, 2011
A presidenta Dilma promete manter a ajuda ao Haiti e presta solidariedade após um ano do terremoto

“Reafirmo nossa determinação de ajudar na reconstrução desse país, cujo povo não se rende diante das adversidades e tem dado provas de grande coragem e vontade de viver. O Brasil e a Minustah [Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti] vão perseverar, pois sabemos que os haitianos não desistirão”, acrescentou a presidenta.
Entrevista com o embaixador do Haiti no Brasil, Idalbert Pierre-Jean

Dom Anuar Battisti parabeniza Dom Murilo

Como amigos e irmãos no Batismo e no Episcopado manifesto a minha alegria e garanto a minha prece por você. Sei que você tem todas as condições de um catarinense para harmonizar os desafios diante da cultura e costumes baianos, pois teu coração do pastor tem lugar para todos. O teu amor a cada um, como você sempre fez, será a marca registrada do seu episcopado. Deus te abençoe!
Presidenta, sim! Por Marcos Bagno
Dilma e Cristina Kirchner representam liderança e coragem, afirmou chanceler brasileiro
Comissão Pastoral da Terra pede a Dilma que avance na reforma agrária e lista prioridades
A comissão divulgou documento em que pede a atenção do governo da presidenta Dilma Rousseff para os desafios na reforma agrária e agricultura familiar. O comando da CPT sugere que sejam aplicadas políticas de estímulo à agricultura familiar e à manutenção dos agricultores no campo. Para a comissão, o governo Luiz Inácio Lula da Silva avançou na “formação [consciente] de consumidores”, mas falta ainda evoluir no que se refere aos cidadãos.
“Assim, diante das demandas da reforma agrária e da agricultura familiar e camponesa, é imensa a missão da presidenta da República recentemente eleita. Com o apoio da maioria do Congresso Nacional, a presidenta efetivamente terá, nesses campos estratégicos, a missão de fazer a reforma agrária que nunca foi feita no Brasil”, conclui a entidade. Leia na íntegra a reportagem
11 janeiro, 2011
Sugestão de Leitura
Recarga e cadastro para o Passe Livre do Estudante
10 janeiro, 2011
Assassinatos de religiosos em 2010
Com esses números, há uma redução significativa comparada a 2009, que houve 37 mortes violentas, dentre elas as de 30 sacerdotes. Entre 2001 e 2010, foram assassinados 253 agentes de pastoral em todo o mundo...continue lendo...
08 janeiro, 2011
Inscrições para conselheiros tutelares serão abertas na segunda-feira (10)
07 janeiro, 2011
Estudantes podem cadastrar até quatro linhas no Passe Livre
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, os alunos que já possuem o passe livre devem preencher um formulário informando as novas linhas no momento da devolução do cartão para a recarga. Já para quem vai requerer o benefício a partir deste ano, as linhas deverão ser informadas ao fazer o cadastro, quando a Secretaria iniciar o procedimento para novos usuários.
Sugestão de Leitura
Na cultura ocidental contemporânea um nascimento pode adquirir diversos significados, e em geral também simboliza a esperança no futuro. Tanto é assim que, quando se projeta um mundo melhor, mais justo, mais humano, afirma-se que este é o legado a se deixar aos filhos. Acolher as crianças, protegê-las e torná-las partícipes de um conjunto de conquistas sociais são esforços empreendidos por qualquer cultura que não vislumbra para si o extermínio. No caso brasileiro, muitas leis, tratados, estatutos e normas foram criados para regular as relações sociais e para assegurar às crianças um amplo conjunto de direitos.
Mas apesar do aparato legal voltado à proteção e ao bem estar infantil, verificamos que as estruturas econômicas e políticas não...continue lendo...
Para Refletir
06 janeiro, 2011
Pesquisa indica que para 80% das famílias a situação financeira melhorou
Perseguição aos serviodores municipal continua na cidade de Maringá - Paraná
05 janeiro, 2011
Reunião para discutir medidas contra a remoção das famílias em Sarandi-Pr
Para dar continuidade à luta, antes de entrar com as medidas que estão sendo discutidas com os moradores, haverá uma reunião ampliada:
DIA 10 de janeiro (segunda-feira), ÀS 20h00!
Papa nomea bispo para diocese de Paranavaí-Pr

A diocese de Paranavaí que pertence a Província Eclesiástica de Maringá, estava sem bispo desde o dia 6 de dezembro de 2009 com a transferência de dom Sérgio Aparecido Colombo para a diocese de Bragança Paulista (SP).
Monsenhor Geremias Steinmetz será o quarto bispo da diocese. Ele nasceu em 26 de fevereiro de 1965, em Sede Ouro, Sulina (PR). Em 1977 entrou para o Seminário Menor São João Maria Vianey, em Palmas (PR). No dia 9 de fevereiro de 1991, em sua terra natal, foi ordenado padre por dom Agostinho José Sartori.
Monsenhor Geremias é mestre em Liturgia pelo Instituto Santo Anselmo, em Roma, Itália. Já foi Vigário Paroquial na Catedral do Senhor Bom Jesus, em Palmas; Reitor do Seminário de Filosofia Bom Pastor e Diretor do Instituto Sapientia de Filosofia; Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, e atualmente é membro do Conselho de Presbíteros, Conselho Diocesano de Formadores e Colégio de Consulares da diocese.
Sugestão de Leitura
Notícia da Província Eclesiástica de Maringá

04 janeiro, 2011
''Lista suja'' inclui 88 novos empregadores
Sugestão de Leitura
03 janeiro, 2011
Sugestão de Leitura
Sugestão de Leitura
70% dos/as brasileiros/as têm expectativas positivas em relação a Dilma

De acordo com o levantamento, 27,7% acham que a presidenta fará um “ótimo” governo e 41,5% esperam um “bom” mandato.
Ainda segundo o levantamento, 17,6% acham que a sucessora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará um governo “regular”, 3,7% responderam “ruim” e apenas 2,7%, “péssimo”.
01 janeiro, 2011
Hoje a alegria toma conta do nosso coração! Dilma, 1ª Presidenta da nossa nação!
Pela decisão soberana do povo, hoje será a primeira vez que a faixa presidencial cingirá o ombro de uma mulher.
Venho para consolidar a obra transformadora do Presidente Luis Inácio Lula da Silva, com quem tive a mais vigorosa experiência política da minha vida e o privilégio de servir ao país, ao seu lado, nestes últimos anos.
A maior homenagem que posso prestar a ele é ampliar e avançar as conquistas do seu governo. Reconhecer, acreditar e investir na força do povo foi a maior lição que o presidente Lula deixou para todos nós.
Sob sua liderança, o povo brasileiro fez a travessia para uma outra margem da história.
Minha missão agora é de consolidar esta passagem e avançar no caminho de uma nação geradora das mais amplas oportunidades.
Queridas brasileiras e queridos brasileiros, junto com a erradicação da miséria, será prioridade do meu governo a luta pela qualidade da educação, da saúde e da segurança.
"O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem"
É com esta coragem que vou governar o Brasil. Mas mulher não é só coragem. É carinho também. Carinho que dedico a minha filha e ao meu neto. Carinho com que abraço a minha mãe que me acompanha e me abençoa.
É com este mesmo carinho que quero cuidar do meu povo, e a ele - só a ele - dedicar os próximos anos da minha vida.
Que Deus abençoe o Brasil!
Que Deus abençoe a todos nós!"