16 abril, 2011

Domingo de Ramos - entrada de Jesus em Jerusalém

Com a celebração de “Domingo de Ramos” damos inicio a Semana Santa que é como uma escola para conhecer Jesus.

Jesus é Salvador e Rei. É exemplo de obediência e humildade.

Ao celebrarmos Domingo de Ramos, fazemos memória da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, onde o povo com ramos de oliveira o aclamou como rei.

Montado num jumentinho que, conforme as profecias era a característica do rei justo, pobre e desarmado.

Mas é preciso ficar atento, o mesmo povo que aclamou Jesus como rei, deixa-se enganar pelos poderosos que temiam a perca de seu poder e suas mordomias e vão gritar: crucifica-o.

Vamos participar com todo o nosso coração as liturgias da Semana Santa, para vivermos á certeza da ressurreição.

CPT lança relatório conflitos no Campo no Brasil em 2010


A Comissão Pastoral da Terra (CPT) lança a publicação anual “Conflitos no Campo no Brasil 2010” na próxima terça-feira (19), na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A 26ª edição do relatório concentra dados sobre os conflitos, violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais e suas comunidades e pelos povos tradicionais, em todo o país.
O relatório registra 34 trabalhadores rurais assassinados em conflitos no campo no ano de 2010. Um número 30% maior que no ano anterior, quando foram assassinados 26 trabalhadores. O aumento da violência no campo assusta e vitima, também, comunidades tradicionais. O relatório mostra, também, o aumento dos conflitos pela água, os dados de trabalho escravo e sua expansão em estados considerados “desenvolvidos”, além de ações de resistência dos movimentos e organizações sociais e das ações dos poderes público e privado contra a luta do povo pobre do campo, que busca se firmar e trabalhar em sua terra. O relatório elenca também algumas ações dos homens e mulheres do campo na busca e defesa de seus direitos.
Na mesma data, a CPT entregará o relatório à ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes e protocolará o mesmo nos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), Justiça, Meio Ambiente e Minas e Energia, e na Secretaria Geral da Presidência da República.